índices de rentabilidade

O que são e como calcular os índices de rentabilidade?

Sem registros de fluxo de caixa ou relatórios sobre as movimentações do estoque, é difícimanter as contas em dia e sobreviver no mercado. Portanto, cuidar da saúde financeira é primordial para um negócio. Mas, para crescer, só organizar as finanças não é suficiente. Além de saber o que entra e sai de dinheiro da sua empresa, você precisa também entender se os investimentos realizados estão dando resultados. É isso que informam, então, os índices de rentabilidade.

Vamos falar sobre eles neste post. Você vai entender agora o que são os índices de rentabilidade, para que servem e como calculá-los para saber se a sua empresa está tomando o caminho certo. Confira:

O que são os índices de rentabilidade?

A rentabilidade é um dos principais indicadores de desempenho de um negócio. Ela revela a capacidade da empresa de gerar retorno financeiro a partir dos investimentos realizados nela.

Os índices de rentabilidade, então, relacionam-se ao tipo de retorno que a empresa gera. Pode ser em relação aos investimentos financeiros, aos seus ativos e ao seu patrimônio líquido. Logo mais veremos o que são e como calcular cada um desses índices.

Para que servem?

Junto a outros indicadores de desempenho, os índices de rentabilidade ajudam a entender se a estratégia adotada pelo negócio está funcionando, se a empresa está no caminho certo e se está fazendo os investimentos corretos.

Dessa forma, eles ajudam na tomada de decisões por diferentes agentes, internos ou externos. De acordo com a rentabilidade apresentada, novos sócios, acionistas e investidores conseguem decidir se vale a pena ou não entrar no negócio.

Além disso, a própria empresa consegue avaliar a sua gestão através dos índices de rentabilidade e, se for o caso, fazer os ajustes necessários para que as estratégias gerem mais retorno. Ela pode, por exemplo, buscar o corte de gastos operacionais ou o aumento das vendas com ações de marketing.

Como calcular os índices de rentabilidade?

Existem diversos índices de rentabilidade para avaliar um projeto ou uma empresa. Agora, vamos apresentar os três principais: ROI, ROA e ROE. Cada um deles oferece uma perspectiva diferente sobre a capacidade do negócio de gerar retorno. Entenda:

Return on Investment (ROI)

Return on Investment (ROI) significa Retorno sobre Investimentos. Esse indicador revela a capacidade da empresa de gerar retorno financeiro a partir de cada real investido, seja por capital próprio, seja de terceiros (investidores).

O ROI pode ser usado para medir o poder de ganho do negócio como um todo, mas também em áreas específicas, como a publicidade. Ele responde, por exemplo, qual receita foi gerada para a empresa pelos investimentos em anúncios no Google.

O cálculo do ROI é relativamente simples: divide-se o Lucro Líquido pelos Investimentos em determinado período, geralmente de um ano. Para chegar ao Lucro Líquido, você deve subtrair todos os custos (fixos e variáveis) da receita bruta da empresa.

Return on Assets (ROA)

Dentre os índices de rentabilidade está o Return on Assets (ROA) ou Retorno dos Ativos. Esse índice revela a capacidade da empresa de gerar retorno financeiro a partir de seus ativos, que são todos os bens e direitos que podem aumentar o seu poder aquisitivo.

Portanto, o ROA revela a rentabilidade de todos os ativos da empresa, independentemente da sua origem (ações, equipamentos, estoque, patentes etc.), e fornece uma visão sobre a eficiência da gestão em usá-los para gerar ganhos.

Para chegar a esse valor, é preciso dividir o Lucro Operacional pelo valor do Ativo Total Médio em determinado período. Vale lembrar que o Lucro Operacional refere-se ao lucro gerado exclusivamente pela operação do negócio, antes das despesas administrativas, comerciais e operacionais.

Return on Equity (ROE)

Return on Equity (ROE) pode ser traduzido para o português como Retorno sobre o Patrimônio Líquido, que se refere aos valores que os sócios e acionistas têm na empresa.

Portanto, o ROE revela quanto a empresa está gerando de retorno financeiro para o capital próprio investido. Assim, novos sócios e acionistas podem avaliar se a empresa está tendo resultados ou apenas gastando seu capital.

Para obter esse valor, é preciso dividir o Lucro Líquido da empresa pelo Patrimônio Líquido Médio em determinado período.

Veja um exemplo: após cinco anos de operação, sua empresa obteve um lucro líquido anual de R$ 10.000. O patrimônio líquido, que era de R$ 98.000 (investimento inicial), subiu para R$ 102.000 (uma média de R$ 100.000 no período).

O cálculo do ROE ficaria assim: (10000 / 100000) = 0,1. Então, o ROE do negócio neste intervalo foi de 10%.

Além dos índices de rentabilidade, é importante acompanhar outros indicadores de desempenho para avaliar o sucesso da sua empresa. Um deles é a lucratividade, que revela a capacidade da empresa de produzir lucro por meio das suas vendas.

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Portanto, não tire o olho dos seus indicadores para saber se você está no caminho certo e correr menos riscos ao tomar decisões. Para isso, é fundamental ter todos os dados financeiros e contábeis organizados. Então, conte com a contabilidade online para te ajudar nessa tarefa!