Investir no mercado financeiro pode ser a grande oportunidade de ver o seu dinheiro se multiplicar. Quando realizada com conhecimento e planejamento, uma carteira de investimentos pode representar um grande salto nos seus rendimentos!
Na hora de investir o seu dinheiro, é claro, os investidores desejam ter a maior rentabilidade possível. Porém, muitas aplicações sofrem descontos de taxas e impostos que acabam reduzindo esse potencial de retorno. Além disso, é preciso acompanhar e controlar os investimentos para que eles superem os resultados esperados ou até superem expectativas.
Agora, então, você vai entender melhor o que é uma carteira de investimentos e por que é importante adotar uma contabilidade básica na sua gestão. Siga conosco para saber mais:
O que é uma carteira de investimentos?
Carteira de investimentos é o conjunto dos ativos com os quais você pretende ganhar dinheiro no mercado financeiro. Essas aplicações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas.
Imóveis, terrenos, ações de empresas, títulos públicos, fundos, patentes e moedas estrangeiras são alguns exemplos de ativos financeiros que podem compor a sua carteira. A intenção é que eles se valorizem periodicamente para que o seu montante investido ganhe valor ao longo do tempo.
A carteira de investimentos pode ser composta por ativos de renda fixa ou variável. Os títulos de renda fixa (como poupança, LCI e CDB) permitem que, no momento da contratação, você saiba o prazo e as condições de remuneração. Geralmente, essa é uma opção de investimento para quem busca mais segurança.
Já a renda variável, como as ações de empresas, não permite saber previamente o prazo e as condições de remuneração. Esse tipo de ativo sofre variações a todo o momento, devido a diversos fatores que afetam as empresas emissoras, a economia e o mercado financeiro. Mas, justamente por ser mais arriscado, esse tipo de investimento pode proporcionar maior rentabilidade, especialmente se for feito com planejamento.
Como montar uma carteira de investimentos?
Para montar uma carteira de investimentos rentável, é preciso ter planejamento e estratégia. Veja agora algumas orientações para fazer as aplicações da melhor forma:
Analise o seu perfil de investidor
O investidor pode ir do perfil conservador, que busca mais segurança, ao arrojado, que está disposto a correr mais riscos, mas também tem potencial para ter mais rendimento.
Analise as suas finanças pessoais
Quais são os seus recebimentos e gastos mensais? Quanto você tem guardado? Quanto você poderia investir por mês? Avalie como está o seu dinheiro para saber as possibilidades de investimentos, sem comprometer as suas obrigações.
Defina os prazos para os investimentos
Cada ativo financeiro demonstra um potencial diferente em relação ao prazo. Alguns podem ter bons rendimentos em algumas semanas, outros só valem a pena se ficarem anos investidos. Então, a escolha das aplicações depende também de quando você pretende retirar o dinheiro. Se você pretende viajar ou comprar um carro, por exemplo, considere esses planos na hora de investir.
Diversifique os investimentos
Diversificar a carteira de investimentos é uma recomendação comum. Procure investir em diferentes tipos de ativos, mas também em diferentes setores (imobiliário, agrícola, elétrico, petrolífero etc.). Assim, você garante que flutuações negativas sejam compensadas por outros ativos e setores que tenham rendimentos positivos.
Analise as taxas das corretoras
Investimentos estão sujeitos a taxas de custódia, de corretagem e emolumentos, que podem reduzir a lucratividade da sua carteira. Elas podem ser isentas ou variar conforme a corretora, portanto fique atento a essas taxas.
Busque informação
Uma das obrigações de um investidor é buscar conhecimento antes de se jogar no mercado. Informe-se sobre contabilidade, economia e mercado financeiro. Se quiser fazer investimentos de risco, isso é ainda mais necessário para evitar perdas. Muitas vezes, a ajuda profissional de especialistas é o melhor caminho.
Por que é importante usar a contabilidade básica na carteira de investimentos?
Investir envolve risco. Mesmo nos tipos de aplicações mais conservadoras, sempre há possibilidade de sofrer perdas. Por isso, é importante adquirir conhecimento, conhecer os termos e entender um pouco de contabilidade básica para gerenciar uma carteira de investimentos.
Ao entrar no mercado financeiro, você se depara com expressões como juros, inflação, ativos, liquidez e patrimônio. Esse universo faz parte da contabilidade e da economia e precisa ser conhecido para que você entenda o que está fazendo.
Outro motivo para entender de contabilidade básica é que, para investir na bolsa de valores, você precisa analisar balanços patrimoniais e demonstrativos de resultados das empresas. Esses relatórios revelam a saúde financeira dos negócios e demonstram se eles são confiáveis para investir.
Você também precisa saber um pouco de contabilidade para entender as reais condições de rendimento de uma aplicação. Alguns investimentos sofrem descontos de taxas e impostos que podem reduzir o ganho líquido. Ações e fundos imobiliários, por exemplo, sofrem incidência do imposto de renda. Já os investimentos em poupança, LCI e LCA são isentos do imposto de renda.
É importante você saber que os investimentos devem ser apresentados obrigatoriamente na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), realizado anualmente.
Enfim, montar uma carteira de investimentos pode ser uma grande oportunidade de multiplicar o seu dinheiro. Em vez de deixá-lo parado na poupança ou em apenas um tipo de aplicação, você pode diversificar os investimentos e potencializar os ganhos. Mas, para isso, é preciso se informar sobre o mercado financeiro e a contabilidade, de maneira que você saiba exatamente o que está fazendo.
Agora, leia mais detalhes sobre os principais ativos e dicas para fazer investimentos financeiros.