mulher no computador trabalhando com a margem de contribuição e ponto de equilíbrio

Conheça a relação entre margem de contribuição e ponto de equilíbrio

Margem de contribuição e ponto de equilíbrio são dois conceitos fundamentais para a gestão de uma empresa. Deles depende a saúde financeira do negócio e a tomada de decisões sobre precificação, portfólio de produtos, estratégias de vendas e planejamento das finanças.

Ambos, margem de contribuição e ponto de equilíbrio, dizem respeito à lucratividade — que, afinal, é o objetivo de todo negócio. Sem conhecer esses conceitos e saber trabalhar com eles, a sustentabilidade e o crescimento da empresa ficam comprometidos.

Por isso, criamos este artigo para que você entenda o que é margem de contribuição e ponto de equilíbrio e como usá-los para ter melhores resultados.

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O que é margem de contribuição?

Margem de contribuição é o valor que fica com a empresa depois da venda de um produto, descontados os custos variáveis. Ela pode ser calculada para cada item unitário ou para o total de vendas de uma empresa.

Os custos variáveis são aqueles que estão diretamente relacionados às vendas: se elas aumentam, os custos também aumentam. Custos de matéria-prima, frete e embalagens são alguns exemplos. Já os custos fixos, como aluguel e salários, por exemplo, não variam conforme a quantidade de produtos vendida.

No cálculo da margem de contribuição, porém, só entram os custos variáveis. Isso significa que o valor da margem deve ser suficiente para cobrir os custos fixos e ainda gerar lucro, ou o negócio pode acabar tendo prejuízos. Para calcular a margem de contribuição, a fórmula fica assim:

MC = PLV – CV

PLV é o Preço Líquido de Venda, ou seja, por quanto o produto ou serviço foi vendido, e CV se refere a Custos Variáveis. Então, se o item é vendido a R$ 100, e os custos variáveis chegam a R$ 40, a margem de contribuição é de R$ 60. Para calcular a margem de contribuição das vendas em geral, você deve subtrair os custos variáveis da receita total de vendas.

Em geral, os produtos mais populares costumam ter margens de contribuição menores para terem mais competitividade no mercado. Nesse caso, a lucratividade está no volume das vendas. Já os produtos de luxo, baseados na ideia de exclusividade, costumam ter grandes margens, já que a lucratividade depende da venda de poucos itens.

O que é ponto de equilíbrio?

pessoas escrevendo na lousa sobre margem de contribuição e ponto de equilíbrio
Margem de contribuição e ponto de equilíbrio se conectam a partir do crescimento de uma empresa após atingir seu ponto de equilíbrio, passando a ter uma margem que supere os custos fixos. 

Ponto de equilíbrio financeiro, também conhecido como break even point, é o momento de um negócio em que os ganhos se igualam às despesas. Nesse ponto, a empresa não tem lucros, mas também não tem prejuízos. A partir daí, espera-se que ela comece a lucrar.

No início das atividades de uma empresa, é natural que as despesas superem os ganhos, já que é preciso fazer muitos investimentos iniciais. Por isso, alcançar o ponto de equilíbrio é um dos sinais de maturidade do negócio, quando ele já consegue pagar suas contas com receita própria e começar a lucrar para crescer mais.

Para calcular o ponto de equilíbrio financeiro, você deve conhecer os custos fixos e o índice da margem de contribuição do negócio (IMC). Então, a fórmula é essa:

PE = CF / IMC

O IMC se refere à margem de contribuição das vendas em geral (cuja fórmula já vimos anteriormente), dividida pela receita total de vendas. Então, se os custos fixos são de R$ 5.000 e o IMC é de 0,25, o ponto de equilíbrio da empresa é de R$ 20.000. Isso significa que, quando a empresa alcançar esse valor de faturamento, as despesas vão se igualar aos ganhos.

Como margem de contribuição e ponto de equilíbrio se relacionam?

Ponto de equilíbrio é o momento no qual se espera que a empresa comece a ter lucros. Porém, a empresa só conquista lucratividade se a margem de contribuição dos seus produtos superar os custos fixos.

Caso contrário, ela pode ter um grande volume de vendas e ainda assim ter prejuízo, já que a margem é responsável por cobrir os custos fixos e ainda gerar lucro. Se ela não for capaz de fazer isso, é preciso repensar os preços de vendas, o portfólio de produtos, a negociação com fornecedores ou outras estratégias para reduzir custos e aumentar a margem de contribuição.

Por outro lado, você pode calcular o ponto de equilíbrio e identificar que o tempo para atingi-lo será muito longo. Assim, mexer na margem de contribuição pode ser uma solução para aumentar o faturamento e chegar mais rapidamente ao break even, o que pode determinar a continuidade do negócio.

Margem de contribuição e ponto de equilíbrio, portanto, são dois conceitos essenciais para a tomada de decisões de uma empresa. Eles dizem respeito às finanças e à lucratividade, mas impactam nas decisões de marketing, vendas, preços e produtos. Por isso, é importante conhecer, calcular e relacionar esses valores para garantir a saúde financeira do seu negócio.

Agora, leia também sobre como fazer um plano de contas eficiente para saber como está o patrimônio da sua empresa.

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