Empreendedores abrem empresas querendo ter clientes, crescer e alcançar o sucesso! Para isso, é preciso ter uma característica essencial: a lucratividade. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre qual a margem de lucro ideal para garantir a saúde financeira do negócio.
A margem de lucro é o percentual relativo àquilo que você deseja ganhar com as vendas, descontados os custos do produto ou serviço. Esse é o dinheiro que será usado para investir na empresa e fazê-la crescer. Mas, se o empresário não sabe como calcular margem de lucro ou qual o percentual ideal, pode acabar causando prejuízos para seu negócio.
Não são poucos os empresários que não sabem fazer esse cálculo. Portanto, vamos falar sobre isso neste artigo para que você entenda como identificar qual a margem de lucro ideal para o seu negócio.
Afinal, o que é margem de lucro?
Antes de entender qual a margem de lucro ideal para o seu negócio, é preciso dar um passo atrás e saber o que de fato é a margem de lucro.
Margem de lucro é o percentual obtido da relação entre o lucro das vendas e as receitas totais. Essa margem representa o valor que a empresa recebe com as vendas de produtos e serviços depois de descontar os custos que eles demandam.
A margem de lucro pode ser calculada considerando a venda de determinado produto, mas também as vendas em geral, em determinado período.
Mas você sabe qual é a importância disso? Saber qual a margem de lucro ideal para a sua empresa é essencial para fazer a precificação correta e garantir a saúde financeira do negócio.
Além disso, a margem de lucro é questionada por possíveis investidores e instituições bancárias, no caso de financiamentos e empréstimos, com a intenção de conhecer a situação da empresa. Nesses casos, você precisa saber qual a margem de lucro ideal e como calculá-la para apresentar um percentual correto e satisfatório para eles.
Lucro bruto X Lucro líquido
Para calcular a margem de lucro você pode considerar dois indicadores diferentes: o lucro bruto ou o lucro líquido. Vamos entender, então, a diferença entre eles.
O lucro bruto é a diferença entre o faturamento das vendas e os custos variáveis, diretamente relacionados aos produtos ou serviços. Digamos, por exemplo, que você execute um serviço cujo preço é de R$ 100 para o consumidor. Esse serviço demanda transporte, mão de obra e materiais auxiliares que custam, por exemplo, R$ 60. Portanto, o lucro do serviço é de R$ 40.
Já o lucro líquido considera, além dos custos variáveis, também os custos fixos da empresa, como encargos, aluguel e internet, além dos impostos. Portanto, é a diferença entre o faturamento das vendas e os custos fixos, variáveis e impostos da empresa. Se você prestou aquele mesmo serviço de R$ 100, mas considerou todos os custos, que chegam a R$ 80, o lucro líquido será de R$ 20.
Se quiser calcular o lucro (tanto bruto quanto líquido) em determinado período, basta considerar a soma de tudo o que recebeu e gastou.
Como calcular a margem de lucro da minha empresa?
Você pode calcular a margem de lucro tendo como base o lucro bruto (margem de lucro bruta) ou o lucro líquido (margem de lucro líquida). Os cálculos são bastante simples.
Você já sabe como identificar o lucro bruto, certo? Então, basta dividi-lo pelo faturamento e multiplicar por 100 para obter o percentual:
Margem de Lucro Bruta = Lucro Bruto / Receitas totais x 100
Digamos que em uma semana você prestou aquele serviço 5 vezes; então, faturou R$ 500 e teve custos de R$ 300. O lucro bruto é R$ 200. Portanto, a margem de lucro bruta é o resultado de 200/500 x 100 = 40%.
Para a margem de lucro líquida, vale a mesma lógica. Basta dividir o lucro líquido pelo faturamento e multiplicar por 100:
Margem de Lucro Líquida = Lucro Líquido / Receitas totais x 100
Se você prestou aquele mesmo serviço 5 vezes, os custos fixos, variáveis e os impostos somaram R$ 400. Então, o lucro líquido foi de R$ 100. Portanto, a margem de lucro líquida resulta de 100/500 x100 = 20%.
Depois de calcular, como saber qual a margem de lucro ideal?
Se você busca saber qual deve ser a margem de lucro ideal para empresa, é preciso perceber, primeiramente, se você quer obter a margem de lucro bruta ou líquida. A primeira opção é um cálculo mais simples, que você pode fazer rapidamente para identificar a lucratividade das vendas.
Porém, a margem de lucro líquida é mais realista, por englobar todos os custos envolvidos. Assim, você sabe realmente quanto sobra para a empresa depois da venda. Apesar disso, o cálculo é mais complexo, com mais elementos.
Além disso, não é possível definir qual a margem de lucro ideal para as empresas. Isso depende de uma série de fatores, como a área de atuação, a receita por cliente e o volume de vendas. Negócios de comércio, indústria e serviços, por exemplo, trabalham com margens diferentes. Algumas empresas trabalham também com margens apertadas porque têm um grande volume de vendas (geralmente commodities), que garantem os ganhos na quantidade.
Portanto, a margem de lucro ideal deve considerar as especificidades de cada negócio. O que se pode afirmar é que uma margem saudável é aquela que garante a sobrevivência e o crescimento do negócio no mercado.
Agora, leia também sobre a importância do ponto de equilíbrio e sua relação com a margem de lucro para garantir a saúde financeira do seu negócio.