Empresas modificam seus modelos de negócio conforme a sociedade evolui, bem como os fatores ligados a ela. Um deles é a tecnologia, que nos apresenta inovações todos os anos, transformando até mesmo os hábitos de consumo. Nesse sentido, o contato entre público e empresa aumentou, proporcionando uma nova forma de gerir empreendimentos: a gestão 4.0.
Com novos recursos digitais, automatização de processos e maior proximidade com os clientes, esse modelo de gestão empresarial mostrou que, hoje, é necessário bem mais do que apenas as práticas tradicionais para manter uma companhia competitiva. Quer saber como impulsionar seus negócios com essa nova gestão? Acompanhe o artigo a seguir!
Entenda seu conceito e sua importância
Esse conceito surgiu a partir da Indústria 4.0. Os avanços tecnológicos, as mudanças nos processos de produção, atividades operacionais e no posicionamento do mercado impactou diversos segmentos profundamente. Assim, esse modelo de gestão se baseia no dinamismo necessário que toda empresa deve ter para se manter relevante em um cenário cada vez mais competitivo.
Como dissemos inicialmente, o comportamento do consumidor está em constante transformação. Atualmente, focar somente em um produto ou serviço já não é mais suficiente para satisfazer o público; é preciso entregar uma experiência mais rica, que inclui atendimento eficaz, comunicação adequada e relacionamento mais próximo.
Conheça os pilares desse modelo de gestão
Por trás de cada estratégia adotada pela empresa, deve haver uma razão que justifique seu uso. Nesse sentido, é importante que o empreendimento compreenda os pilares da gestão 4.0 para que sua aplicação traga resultados positivos concretos. Dessa forma, é fundamental que a organização construa seu novo alicerce em modelos de negócio focados no cliente.
Automação de processos
Por ser altamente influenciada pela tecnologia, a automação de processos foi o fator que mais apresentou avanços nos últimos anos. Hoje, vemos softwares realizando desde tarefas simples até análises complexas que baseiam inúmeros processos de decisão. Por isso, caso a empresa deseje acompanhar esses avanços, é essencial adotar a automação em algum nível — controle de fluxo de caixa, emissão de notas fiscais etc.
Relacionamento com o cliente
Como você viu mais acima, o relacionamento com o cliente é um dos pilares que apoiam esse novo modelo de gestão. Desde as estratégias de marketing até a qualidade dos produtos fabricados são pensados para satisfazer o público. Para isso, as empresas devem estar preparadas para integrar seus canais de comunicação.
Integração da comunicação
Consumidores hoje estão bastante exigentes, além de serem omnichannel — presentes em todos os canais de comunicação — são bem ágeis para tomar decisões de compra. Isso acontece porque ele sabe utilizar a internet muito bem para encontrar as melhores experiências e preços. Desse modo, uma das formas de implementar a gestão 4.0 na organização é respeitando seu pilar de integração dos canais de vendas e comunicação.
Análise de dados
Atualmente, os dados são vistos como o “novo petróleo” e não é por acaso. Na Indústria 4.0, eles sustentam inúmeros processos de produção, planejados para demandas específicas. Nesse sentido, é fundamental que as empresas que desejam se encaixar nesse novo cenário, saibam coletar esses dados para gerar insights.
Processo virtuais
Como a Indústria 4.0 se baseia em conceitos como a IoT (Internet das Coisas) e a transformação digital, também absorve seus processos e ferramentas. Um ótimo exemplo disso são as organizações que, antes de lançar um produto no mercado, realizam testes com MVP (Mínimo Produto Viável) — versão mais “enxuta” do produto final.
Confira as vantagens da gestão 4.0 para o negócio
Qualquer instituição que resolve adotar esse modelo de gestão confirma que está pronta para enfrentar as novas exigências do mercado. Incorporar a tecnologia e otimizar seus processos para suprir as demandas dos clientes, traz inúmeros ganhos a longo prazo, que vão desde o aumento da competitividade até a maiores possibilidades para inovação. Confira outros benefícios abaixo.
Maior competitividade
Ao tirar proveito da tecnologia e seus recursos, muitas empresas perceberam que podem elevar seu potencial de crescimento. Aquelas que conseguiram se adaptar à gestão 4.0 viram os benefícios de utilizar uma atuação estratégica, que permite se posicionar com mais força no mercado. O resultado é uma companhia cada vez mais sólida, que sabe o que precisa melhorar para fortalecer suas qualidades.
Proximidade com a inovação
Por falar em melhorias, essa é uma das consequências de adotar esse modelo de gestão. No mercado atual, é praticamente impossível alcançar novos ares sem inovar e aprimorar serviços, produtos e processos. Por isso, a empresa passa a desenvolver a cultura da inovação internamente.
Atuação estratégica
Quando a organização passa a seguir os moldes da Indústria 4.0, assume que está preparada para atuar de forma estratégica. Isso significa agir conforme objetivos que direcionarão os esforços dos colaboradores para atingir metas, que levarão a empresa a se desenvolver de forma geral.
Gestão baseada em dados
Outro benefício da gestão 4.0 é que ela favorece o trabalho baseado em dados, pré-requisito para qualquer empresa ligada à era digital. Acompanhar tais informações permite descobrir as preferências dos consumidores, por exemplo, aumentar as vendas ou mesmo fazer a gestão de perdas.
Veja como impulsionar sua empresa por esse modelo
De acordo com o livro Management 4.0: Cases and Methods for the 4th Industrial Revolution, estamos vivenciando a “revolução do consumidor”. Isso se baseia em conceitos como a IoT, que inclui a presença da tecnologia não só no ambiente profissional, como nas relações de consumo. Assim, para que a empresa consiga acompanhar a evolução da gestão 4.0, ela precisa se digitalizar o quanto antes. Sem isso, jamais poderá pensar em um futuro para a organização.
Conforme você viu por aqui, qualquer empresa que deseja se manter relevante no mercado, precisa adotar a gestão 4.0. Afinal, é por meio dela que a organização conseguirá as ferramentas para acompanhar as evoluções do seu setor e se adaptar às demandas dos consumidores, cada vez mais exigentes.
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