Você já deve ter ouvido falar que as vendas são o motor da empresa, o sangue que corre em suas veias. Sem vendas, nenhum negócio sobrevive.
Mas além de vender, o produto ou serviço vendido precisa atender a mais uma condição fundamental e universal para qualquer empresa: ter Margem de Contribuição (MC).
A Margem de Contribuição é um dos três pilares financeiros de qualquer negócio. Para se calcular a MC, precisamos entender dois outros conceitos extremamente importantes: Custos Variáveis e Custos Fixos.
Simplificando, custos variáveis (CV), são aqueles que aumentam conforme as vendas do produto ou serviço aumentam. Exemplos são: custo da matéria-prima, frete e embalagens.
Já os custos fixos (CF), como o próprio nome diz, sempre têm um valor fixo, independentemente da quantidade vendida. Exemplos são: aluguel do escritório, água, luz, telefone e salário do pessoal administrativo.
Essa distinção é necessária porque, para calcular a Margem de Contribuição, o empresário precisa separar o que são custos variáveis e fixos, pois só os custos variáveis influem no cálculo da MC.
A fórmula de cálculo da Margem de Contribuição é sempre com base no valor unitário do produto ou do serviço e é muito simples:
MC = PLV – CV onde PLV é o Preço Líquido de Venda e CV os Custos Variáveis
Em um exemplo, se tivermos um produto A com PLV igual a R$80 e CV de R$26, então teremos:
MC = R$80 – R$26 = R$54
Significa dizer que cada unidade vendida do produto A contribuirá para a empresa com R$54. Se forem vendidas 300 unidades em um determinado mês, a margem de contribuição total será de R$16.200.
Também costuma-se traduzir a MC para um valor percentual, que seria ela mesma dividida pelo Preço de Nota (PN). Imagine que em nosso exemplo, o PN tenha sido de R$98:
%MC = R$54 ÷ R$98 = 55%
Assim podemos concluir que quando um produto tem margem de contribuição percentual alta, precisamos vender poucas unidades para atingir um determinado objetivo, enquanto que outro produto com margem inferior deve ser vendido em quantidades bem maiores.
Produtos ou serviços de luxo, normalmente têm margem de contribuição percentual alta enquanto que os mais populares têm uma margem bem mais apertada, fazendo com que os produtos de luxo sejam vendidos normalmente em quantidades muito menores do que os populares.
Não precisamos fazer nenhum cálculo para responder qual produto tem margem de contribuição percentual maior, uma Ferrari ou um Gol?