Puxa! Fluxo de caixa positivo não quer dizer muita coisa? Mas não é isso que toda empresa deve ter? Sim, é o que toda empresa deve buscar, mas não quer dizer muito a respeito de seu resultado.
Você vai entender mais claramente o meu comentário ler este outro post. Aqui vamos falar só sobre Fluxo de Caixa Negativo, ou como se fala na gíria financeira, buraco de caixa, furo de caixa, conta no vermelho, cheque especial, etc.
Falta de caixa pode acontecer. É normal e qualquer empresa já passou por isso, seja ela grande ou pequena. A questão é o monitoramento deste fenômeno e a agilidade para soluciona-lo.
Alguns motivos comuns para ter a conta da empresa no vermelho são: queda de vendas, aumento de custos, inadimplência e diferenças de prazos.
Quero falar especificamente sobre o último exemplo que é a diferença de prazos, pois se for mal administrada, pode simplesmente acabar com a sua empresa.
Prestei consultoria uma vez para um cliente do ramo de vestuário que estava com uma situação de fluxo de caixa muito grave.
Não foi o único que vi nesta situação e sempre achei interessante que nenhum deles assumia a responsabilidade pelo buraco em que se encontravam.
Por favor, se algum dia passar por isso, saiba que a responsabilidade é 100% sua, identifique a causa do problema e resolva, não fique parado reclamando dos outros.
Voltando ao meu cliente, rapidamente identifiquei que, no início do ano, ele havia recebido uma oferta para aquisição de matéria-prima por um valor bem mais baixo que o normal. Porém, para pagar aquele valor, ele teria que comprar uma quantidade enorme.
Foi o que ele fez! Sabia que o preço era muito vantajoso e lhe daria um bom lucro. O único detalhe para o qual ele não atentou foi quanto ao prazo que ele levaria para vender aquela quantidade, que seria mais ou menos de um ano e meio.
Já imaginou desembolsar o valor de um ano e meio de abastecimento de sua principal matéria-prima para vendê-la aos poucos durante os próximos 18 meses? O que acha que vai acontecer com seu fluxo de caixa?
É lógico que vai haver um buraco! E só há um jeito de tapar um buraco de caixa: colocando dinheiro em caixa! Até onde eu sei, só existem três fontes para conseguir mais dinheiro: aumentando vendas, emprestando de bancos ou do próprio bolso.
Como meu cliente não conseguiria fazer todas as vendas de 18 meses em um mês e não tinha dinheiro do próprio bolso, só restaram os bancos.
O problema é que recorrer a bancos é quase sempre a alternativa mais cara. Nada contra esta estratégia, desde que os juros pagos sejam menores que o ganho com a aquisição vantajosa da matéria-prima, por exemplo.
Mas não foi isso o que ocorreu. Este cliente se viu obrigado a pagar juros muito altos deixando de pagar impostos, fornecedores e até salários.
O planejamento do fluxo de caixa é crucial para a continuidade de um negócio. Fique atento aos prazos de pagamento e recebimento praticados em sua empresa e veja se não geram buracos de caixa em algum momento.
Quando pensar em dar algum passo maior, fora da rotina de sua empresa, como uma compra vantajosa, um grande cliente, um funcionário caro, uma reforma de imóvel, redobre a atenção e veja se isso não pode provocar uma quebra de caixa muito séria lá na frente, o que poderia colocar tudo a perder.