As contas do início do ano são sempre motivo de preocupação. Esse tipo de desembolso sazonal pode bagunçar as finanças, especialmente para quem não conta com uma boa reserva financeira. Apesar de preocupante, é possível se organizar de modo que essas demandas não façam você iniciar o ano com o pé esquerdo.
Para quem empreende, há ainda as preocupações em torno da empresa, pois, além das despesas pessoais, existem os custos ligados ao seu negócio. Se você também está se programando para lidar com os valores extras do início de ano, continue a leitura para conferir como organizar seu planejamento financeiro.
Quais são as principais contas do início do ano?
Para nenhum item ficar de fora, é importante identificar as principais despesas referentes aos primeiros meses do ano. Para pessoa física, vale destacar os seguintes itens:
- IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano): é um tributo municipal que incide sobre a propriedade de imóveis urbanos. O valor desse tributo gira em torno de 3% por valor venal do imóvel, mas pode variar conforme a região;
- IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores): indica o imposto estadual cobrado sobre a posse de veículos. Seu pagamento pode variar entre 1% e 4% do valor do automóvel, conforme estabelecido pela tabela Fipe;
- material escolar e matrículas: para quem tem filhos, esse período também representa um gasto significativo na preparação para o ano letivo;
- renovação de seguros: muitas pessoas renovam as apólices de seguros nesse momento do ano, incluindo seguro de vida, residencial e de automóvel.
Quanto a questões empresariais, você precisa considerar os impostos referentes à empresa, além de outras despesas, como a contribuição sindical, os pagamentos de licenças ou alvarás necessários para sua atividade e o reajuste referente aos benefícios dos funcionários.
Como se programar para pagá-las?
Após identificar as principais categorias de despesas que surgem no início do ano, vale a pena entender como encaixar esse desembolso, mesmo diante de uma fonte de renda fixa. Veja, a seguir, quais são as principais dicas para implementar em sua programação.
1. Faça um orçamento detalhado
Ao se deparar com despesas extras, a alternativa mais simples seria buscar novas fontes de receitas. Entretanto, nem sempre é possível aumentar o valor recebido. Por isso, vale criar um orçamento detalhado a fim de visualizar o que pode ser feito na situação atual.
Liste receitas, despesas e, mesmo sem saber o valor exato dos custos adicionais, use estimativas para entender como manter as contas em dia. Isso ajuda a distribuir as parcelas pelos próximos meses, evitando que você perca o controle e acabe contraindo dívidas.
2. Encaixe as despesas sazonais
Para não perder o controle das despesas, é importante se antecipar quanto aos valores cobrados no início de ano. Liste todos os que são esperados e verifique quais deles oferecem a possibilidade de parcelamento. Depois, calcule o valor total e veja como isso impacta cada mês.
Essa abordagem proporciona uma reserva mensal das receitas separadas para atender a tal exigência extra. Caso as despesas sazonais ultrapassem o orçamento, vale a pena renegociar custos cotidianos. Alguns financiamentos, por exemplo, permitem que você faça uma pausa momentânea no pagamento das parcelas. Isso libera mais recursos para lidar com a sazonalidade do início de ano.
3. Parcele os pagamentos
A terceira dica se refere à possibilidade de parcelar os pagamentos para garantir mais adequação ao seu fluxo de caixa. Além disso, pode simplificar a tarefa de casar os pagamentos com os recebimentos das vendas que fez aos clientes.
Também é possível programar todas as despesas com o débito automático para evitar esquecimentos. Afinal, ao perder um prazo de vencimento de uma dívida, você acaba tendo de arcar com juros e multas que podem atrapalhar sua gestão financeira. Porém, tenha atenção com o saldo na conta para garantir que sejam quitados.
4. Crie uma reserva de emergência ao longo do ano
A reserva de emergência é um importante alívio diante das contas extras. Além de dar mais tranquilidade, ela evita o acúmulo de dívidas e despesas com juros.
Entretanto, guardar dinheiro enquanto lida com os dispêndios do início de ano é uma tarefa delicada. A ideia é fazer isso no segundo semestre, pois esse período não apresenta a mesma demanda orçamentária, sendo mais viável poupar com o intuito de ter mais tranquilidade no próximo ano.
5. Utilize Ferramentas Financeiras e Contábeis
A última dica é a utilização de ferramentas financeiras e contábeis para garantir uma gestão adequada ao longo de todo o ano. Por exemplo, abrir uma conta pessoal e uma empresarial para separar suas finanças do dinheiro do seu negócio permite uma gestão mais profissional, assegurando que você tenha caixa para arcar com os gastos de início do ano.
Além disso, contar com aplicativos que ajudam no controle financeiro é mais um passo para entender as entradas e saídas e evitar prejuízos. O mesmo é válido para a empresa, que deve investir em um ERP para manter uma visão ampla e adequada da saúde financeira.
Por fim, caso você tenha dificuldade com a parte contábil do seu negócio, contar com o suporte de profissionais especializados é uma ótima opção. Explicamos em mais detalhes, a seguir, como a Contabilivre pode ajudar.
Como a Contabilivre pode ajudar em seu planejamento financeiro?
Para empreendedores que precisam organizar suas contas e ter ainda mais sossego em suas operações, a Contabilivre oferece economia, segurança e rapidez para manter a empresa em dia.
Com uma equipe de especialistas com experiência de mercado, seu negócio recebe todos os cálculos necessários referentes às guias para que as obrigações fiscais não sejam esquecidas. Assim, não há despesas com juros, multas ou demais sanções impostas pelo fisco. Também há controle de fluxo de caixa e movimentações para que você entenda a situação financeira atual, além de poder acompanhar todas as informações de sua empresa de qualquer lugar, por meio de uma plataforma online disponível 24hs por dia.
Ao compreender como se programar para quitar as contas do início do ano, você tem mais tranquilidade e mantém as contas em dia. Portanto, adote as dicas que apresentamos ao longo do texto para evitar apuros e garantir uma gestão eficaz. Considere também contar com o suporte da Contabilivre para assegurar a saúde financeira empresarial.Quer saber mais sobre como a Contabilivre pode ajudar na gestão fiscal e contábil da sua empresa? Então, entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos especialistas!