Freelancing at the coffee shop

Guia: como trabalhar como Freelancer e ter sucesso?

Uma das modalidades de trabalho que mais fazem sucesso hoje em dia é a de freelancer, tanto pela sua flexibilidade quanto pela possibilidade de conseguir uma renda extra; quem sabe, até fazer dessa a atividade principal. Além disso, trabalhar como freelancer pode aproximar você das tarefas que mais gosta de fazer em sua área, já que é possível escolher qual será sua função.

No entanto, muitas pessoas não sabem como conquistar uma posição de destaque como freelancer e acabam se frustrando. Isso pode acontecer por causa do mercado, é claro, mas também é comum que o problema seja fruto da má gestão da carreira.

Pensando nisso, desenvolvemos este guia para que você tenha sucesso ao optar pelo trabalho de freelancer. Confira as nossas dicas!

Entenda o que é ser freelancer

Você precisa definir claramente o que é um freelancer e como esse profissional atua. Por ser independente, é comum pensar que o freelancer não precisa ou não tem o suporte de outras pessoas. Porém, na realidade ele pode e deve ter parcerias para ajudá-lo em sua rotina de trabalho e para divulgar seu serviço, como contadores e fornecedores.

Além disso, o freelancer tem liberdade quanto ao horário, desde que atenda às necessidades do cliente, seguindo regras próprias para encontrar o equilíbrio nessa questão.

Tenha foco na área de atuação

Embora as pessoas geralmente pensem que o freelancer tem de fazer de tudo, o ideal é se especializar em uma área apenas e focar na oferta daquele tipo de serviço. Se você é bom no design, vale a pena dedicar seus esforços a um tipo de trabalho para ganhar destaque, como o design web, diagramação ou produção de materiais impressos, por exemplo.

Isso não significa que você não vai trabalhar com outras demandas. O importante é se tornar tão bom em uma área de maneira que os clientes vão considerá-lo uma referência, criando uma certa dependência em relação a certas demandas. Assim, você constrói sua marca e ganha espaço no mercado.

Organize sua agenda

Parece legal a ideia de trabalhar incessantemente para obter a máxima remuneração possível ao trabalhar como freelancer. Mas, na prática, isso pode custar caro em termos de saúde física e mental. Sendo assim, estabeleça um limite em termos de horário para não correr o risco de virar noites em frente ao computador, por exemplo.

Se você estiver considerando ser freelancer integralmente, uma rotina que inclua pausas para o almoço e uma jornada de até 8 horas diárias são as dicas mais recomendadas. É claro que você pode fazer hora extra quando precisar, mas isso deve ser a exceção, não a regra. Quanto mais descansado você estiver, melhor trabalhará no próximo dia. Lembre-se disso!

Estabeleça metas

O trabalho deve ter um propósito claro além da conquista de recursos financeiros. Entretanto, para facilitar o alcance desse objetivo, o ideal é ter alvos bem estabelecidos, alcançáveis e realistas. Nada de querer “dobrar as vendas em uma semana”, por exemplo. Definir esse tipo de meta só vai deixar você frustrado e com a sensação de que nunca alcançará o que foi proposto.

Comece por baixo, estabelecendo metas que você possa alcançar com certa facilidade. Na primeira semana, tente criar algo como “abrir um CNPJ”. Depois, “conquistar um cliente” pode ser uma boa ideia. Se você não souber por onde começar, um contador pode ajudar com isso, inclusive.

Crie um portfólio

A sua vitrine para trabalhar como freelancer é o portfólio, independentemente da área de atuação. É por meio dele que as pessoas saberão o que você já fez e o que é capaz de fazer, comparando suas necessidades aos seus projetos já concluídos.

O portfólio não precisa ser algo mirabolante, rebuscado. Basta expor tudo o que fez de melhor em uma plataforma de fácil acesso e com espaço para os clientes entrarem em contato.

Tenha uma reserva

As marés do trabalho freelancer podem mudar de uma hora para outra, seja porque perdeu clientes, seja por causa de uma temporada sem trabalho. Por isso, é necessário ter uma reserva financeira capaz de segurar sua instabilidade por um período significativo.

O ideal é ter, pelo menos, o equivalente a 6 meses da sua renda guardada para o caso de precisar se manter por um tempo ou reestruturar sua vida como freelancer.

Conte com suporte contábil

Se você se tornar um freelancer, certamente terá um CNPJ para reduzir a tributação. Com isso, há uma série de exigências legais e fiscais que devem ser seguidas, como a emissão de notas, registro do contrato social e legalizações.

Com tantas categorias de empresas e tantas questões a serem observadas nesse processo, é extremamente importante ter a ajuda de um contador qualificado e atualizado para ajudar você a navegar nesse mar de complicações contábeis.

Devido à natureza flexível do trabalho como freelancer, é importante contar com um serviço ágil e efetivo, assim como são  as suas entregas aos clientes. Por isso, vale a pena contar com a ajuda da Contabilivre, uma contabilidade 100% online e dedicada em apoiar o empreendedorismo.

Agora que você sabe como é trabalhar como freelancer, já pode empreender nessa jornada. Lembre-se sempre de contar com o suporte de outros profissionais para evitar problemas fiscais e para prestar seus serviços por muito mais tempo. 

A melhor forma de garantir isso é contratando uma empresa de contabilidade que tenha expertise nesse tipo de profissional. Assim, você não sofre com as burocracias que os escritórios mais antigos geralmente têm.

Gostou de conhecer sobre o trabalho de um freelancer e ter sucesso? Agora, entre em contato conosco e comece a parceria de que você precisa!