A auditoria fiscal é uma valiosa ferramenta de verificação do cumprimento de obrigações tributárias de uma empresa. A legislação que regulamenta a apuração, pagamento e envio de informações aos órgãos de fiscalização é extremamente ampla, complexa e muda com certa frequência.
Por isso, ter uma ferramenta que auxilia o empreendedor a estar em dia com essas determinações legais é essencial para evitar multas, juros por atraso no pagamento, bloqueios de certidões e demais penalidades.
Neste artigo, mostraremos tudo que você precisa saber sobre a auditoria fiscal. Desde o seu conceito até a aplicação no ambiente empresarial. Continue lendo!
O que é a auditoria fiscal e como ela funciona?
A auditoria fiscal é um procedimento que tem por objetivo verificar como anda o controle tributário de uma empresa. O auditor responsável analisa pontos como:
- correta apuração de tributos;
- pagamento de todas as guias geradas;
- cumprimento de obrigações tributárias;
- erros na apuração, preenchimento de guias, declarações e demonstrativos.
A auditoria fiscal também tem o papel importante de identificar a existência de algum tipo de vantagem tributária que permite a redução legal de impostos ou contribuições da empresa em determinadas situações.
Como ela funciona?
Algumas empresas possuem departamentos de auditoria interna com profissionais contratados para essa finalidade. Isso é mais comum de ser encontrado em grandes organizações empresariais. Na maioria dos casos o trabalho é feito por uma prestadora de serviços independente que já possui os profissionais contábeis qualificados para o serviço.
Assim, o auditor solicita todos os documentos relacionados ao período analisado e que têm relação com a apuração e pagamento de tributos. A partir de então, verifica eventuais falhas que podem colocar a empresa na mira dos órgãos de fiscalização. Ou ainda, erros que podem fazê-la pagar mais tributos que o necessário.
A atividade analisa as questões fiscais relacionadas às 3 esferas de arrecadação, ou seja, a municipal, estadual e federal. Avaliando todos os impostos, contribuições e taxas cobradas por cada um dos órgãos competentes.
Qual a diferença entre a auditoria fiscal e contábil?
Diferentemente da auditoria fiscal, a contábil tem por objetivo analisar o cumprimento de outros tipos de obrigações. Por exemplo:
- a correta escrituração contábil de atos e fatos ocorridos no ambiente empresarial;
- o cumprimento de obrigações acessórias como o envio de demonstrativos contábeis aos órgãos de registro;
- a correta mensuração de ativos, aplicação de depreciação etc.;
- observação de indicadores financeiros, de liquidez, endividamento, entre outros;
- apuração de resultados;
- análise do plano de contas contábil etc.
Quais são as vantagens da auditoria fiscal para as empresas?
A auditoria fiscal pode trazer vantagens muito interessantes para a empresa. Discorreremos sobre algumas delas nos próximos tópicos. Confira!
Prevenção e correção de problemas
O trabalho do auditor fiscal é analisar de forma precisa o pagamento de tributos durante o período auditado. Logo, ele pode encontrar falhas que impactam na apuração e recolhimento dos valores aos órgãos competentes. Nesse caso, apontando a correção que deve ser feita nos processos para evitar problemas.
Ao final do seu trabalho, ele emite um relatório com os pontos que devem ser observados para prevenir o cometimento desses erros.
Recuperação de tributos
Outro benefício interessante da auditoria fiscal é a possibilidade de recuperar valores originários de impostos pagos. A legislação permite diversos casos de recuperabilidade de tributos e a maioria dos empresários não sabe disso.
Acabam pagando mais tributos do que deveriam e, simplesmente, deixam escapar essa possibilidade de recuperar parte dos valores. Com o tempo, essa falha pode trazer impactos significativos na lucratividade e saúde financeira da empresa.
Adequação ao regime tributário correto
Outro benefício interessante que pode ser agregado à auditoria fiscal é o enquadramento no regime tributário mais adequado. Os profissionais da empresa contratada podem verificar que o seu negócio teria uma carga tributária menor se estivesse em outra modalidade.
Atualmente, as empresas podem escolher entre o Lucro Real, Presumido e Simples Nacional. Existem casos em que ela é obrigada a se enquadrar em um determinado regime. Contudo, na imensa maioria das situações a própria empresa pode escolher em qual modalidade vai se enquadrar.
Para fazer essa opção, deve ser elaborado um amplo estudo da realidade do negócio, inserindo receitas, gastos, pagamento de tributos e outros aspectos. Como a auditoria fiscal levanta todos esses dados para fazer seu trabalho, essa pode ser uma excelente oportunidade de revisar a viabilidade do regime de tributação que sua empresa está no momento.
Quais sinais mostram que a empresa precisa de uma auditoria fiscal?
Existem alguns sinais que mostram que o negócio está precisando muito de uma auditoria fiscal. Entre eles, nós podemos destacar:
- pagamento de tributos a mais do que é devido;
- dificuldade em cumprir suas obrigações tributárias;
- não aproveitamento de benefícios fiscais concedidos;
- a não utilização de créditos tributários;
- recebimento frequente de autuações por parte dos órgãos competentes.
Se a sua empresa apresenta pelo menos um desses “sintomas” é importante ligar o sinal de alerta. Pode ser que ela precise urgentemente de uma auditoria fiscal.
Como organizar uma auditoria fiscal na empresa?
Para finalizar este conteúdo mostraremos como uma auditoria fiscal pode ser organizada na sua empresa. Partiremos do princípio que você contratará uma prestadora de serviços especializada nesse tipo de atividade. Mas, antes mesmo de fazer isso é necessário realizar alguns ajustes para facilitar o trabalho.
Primeiro, vale a pena fazer uma organização de todos os seus documentos tributários. Separe guias de pagamento, planilhas de apuração, recibos e declarações enviadas, notificações e autuações etc. Separe tudo que julgar necessário para um perfeito diagnóstico da sua situação fiscal.
Também é importante preparar os colaboradores da empresa. Faça uma reunião com toda equipe e comunique que nos próximos dias a área fiscal passará por um processo de auditoria e todos devem contribuir para que os resultados esperados sejam atingidos.
Além disso, transparência deve ser a palavra de ordem na preparação para a auditoria. É imprescindível que os auditores da empresa contratada tenham acesso a tudo que esteja relacionado à arrecadação tributária. Portanto, não esconda nada dos seus auditores.
Por fim, é importante entender que um processo de auditoria fiscal pode gerar mudanças drásticas nos fluxos de trabalho na sua empresa. Portanto, esteja aberto a essas modificações. Elas visam proteger sua empresa de autuações e penalidades, bem como, do pagamento desnecessário de tributos. Gostou deste artigo? Que tal continuar lendo sobre outros assuntos importantes para o sucesso do seu negócio? Então, confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos a diferença entre lucratividade e rentabilidade.