na imagem, há um casal sentado em um sofá, de frente para a foto, atrás deles há uma pintura na parede toda do mapa mundo e ao seu lado está uma agente de turismo lhes mostrando um catálogo de viagem.

Guia para abertura de empresas: Agências de Turismo

Quer empreender na área de turismo e não sabe como começar? Essa dúvida é muito constante, pois se trata de um dos principais desafios enfrentados pelos empresários do setor. Abrir uma agência requer planejamento, conhecimento de mercado e alguns passos relevantes para que seja possível construir uma empresa de sucesso.

Sonha em transformar sua paixão por viagens em um negócio de sucesso? Então, este guia completo é para você! Aqui, você encontrará todas as informações e os passos necessários para abrir sua própria agência de turismo, desde a pesquisa de mercado até a legalização do negócio.

Desse modo, vamos explicar para você quais são os principais passos para abrir uma agência de turismo e informaremos como a Contabilivre pode te ajudar nesse processo. Boa leitura.

O que são as agências de turismo?

Antes de compreender sobre os principais passos para abrir esse tipo de empresa, é importante entender o que são as agências de turismo. Trata-se de empresas especializadas na intermediação de serviços turísticos e consumidores. Por isso, elas podem oferecer vários serviços e, entre eles, estão a venda de pacotes turísticos, reservas de passagens aéreas, hotéis etc.

Quais são os principais passos para abrir uma agência de turismo?

Essa é uma questão fundamental sobre como abrir uma agência de turismo. Isso porque ao entender os principais passos, fica mais fácil construir um negócio sustentável e de sucesso. Vamos destacar as questões mais relevantes logo abaixo.

Verificar a viabilidade

Primeiramente, é fundamental verificar a viabilidade da agência de viagem. Para isso, é fundamental conhecer o mercado e verificar se a sua empresa conta com os recursos financeiros disponíveis para abrir o empreendimento. Veja, portanto, se o seu projeto é viável do ponto de vista financeiro.

Em caso negativo, pode-se pensar em outros planos ou estratégias de negócios que sejam mais viáveis ou que apresentem mais chances de darem certo.

Estabelecer plano de negócios

Ter um plano de negócios também é um grande aliado no desenvolvimento de agências de turismo de sucesso. Não se esqueça de estabelecer estratégias de marketing e incluir análises de mercado no plano.

Escolher o tipo jurídico

A escolha do tipo jurídico é uma parte burocrática e constitutiva do negócio. Vale destacar que existem diferentes formas e entre elas estão a sociedade limitada, a unipessoal, entre outras.

Escolha do regime tributário

A definição do regime tributário define os impostos que a agência de viagens vai pagar. Entre as opções mais presentes, estão o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

De forma geral, o Simples Nacional é indicado para empresas que estão iniciando no mercado ou que apresentam menor faturamento. Por outro lado, os outros dois tipos são mais adequados para empreendimentos com mais complexidade fiscal.

Escolha do CNAE

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) identifica as atividades exercidas pelas empresas, incluindo as agências de turismo e outros serviços deste ramo. Por isso, é importante escolher o CNAE adequado para assegurar a regularidade do seu negócio, tendo como atividade principal o CNAE 7911-2/00 Agências de viagens.

Emissão do CNPJ

Posteriormente, é preciso registrar a empresa na Junta Comercial e na Receita Federal para formalizar o negócio. Esses documentos são fundamentais para a legalização das empresas junto a todos os órgãos públicos e aos fornecedores de serviços ao turismo, pois o CNPJ fornece dados sobre a empresa e os respectivos sócios.

Emissão de Alvará

O alvará é concedido pela prefeitura de cada cidade e autoriza a agência a operar na região. Cada cidade tem a autonomia de estabelecer regras específicas para a concessão do alvará. Mas, em geral, a prefeitura vistoria o estabelecimento e, se ele estiver conforme as normas locais, será concedido o alvará.

Vistoria dos Bombeiros

A abertura de uma agência de turismo precisa da emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Trata-se do certificado que demonstra que a edificação do prédio onde está localizada a agência de turismo tem as condições de segurança contra incêndio e acessibilidade.

Cadastro na CADASTUR

Além disso, é necessário fazer o cadastro na CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Vale destacar que o cadastro se encarrega por regulamentar e certificar negócios do setor turístico. Por esse motivo, esse procedimento é obrigatório para diversos negócios do setor, como hotéis, agências de turismo, guias turísticos, entre outros tipos de empresas que se enquadram no setor turístico e eventos.

Quais são os principais benefícios de contar com a Contabilivre para ajudar na abertura da sua agência de turismo?

Contamos com uma equipe de contadores experientes que conhecem sobre o mercado de agências de turismo. Eles estão prontos para oferecer o melhor suporte possível e esclarecer as suas dúvidas em todo o processo de abertura. Desse modo, você vai poder abrir o seu negócio com segurança e tranquilidade.

Além disso, todo o processo é inovador e sem burocracias. Contamos com uma plataforma tecnológica simples e que está pronta para ajudar você na condução do negócio.

Vale destacar ainda que a Contabilivre é uma empresa com ampla experiência no mercado e oferece um amplo catálogo de serviços, visando a ajudar o seu negócio a crescer no mercado. Fazemos tudo isso para fornecer o melhor suporte possível para você e ser um grande aliado para a expansão da sua agência de turismo no mercado.

Abrir uma agência de turismo é um sonho promissor para quem é apaixonado por viagens e deseja transformar essa paixão em um negócio próspero. Este guia completo equipou você com as ferramentas e conhecimentos necessários para navegar pelos desafios e oportunidades desse mercado dinâmico.

O sucesso da sua agência dependerá da sua paixão, dedicação e capacidade de se adaptar às constantes mudanças do setor. Invista em conhecimento, aprimore suas habilidades e construa uma equipe qualificada para oferecer experiências memoráveis aos seus clientes.

Gostou deste guia sobre como abrir agências de turismo? Compartilhe este conteúdo para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.

Acesse nossa plataforma, fale com nossos especialistas em negócios e contabilidade. Estão prontos para auxiliar você a abrir ou migrar sua empresa para a contabilidade online. Vem pra Contabilivre.