Administrar um pequeno negócio não é tão simples quanto parece. Apesar de ser uma empresa pequena e com um número reduzido de funcionários e obrigações, é importante entender que todas as atribuições e responsabilidades ficam a cargo do próprio empreendedor.
Pode ser muito desafiador cuidar da gestão, marketing, relacionamento com funcionários e ainda ter que lidar com assuntos com fornecedores, vendas e, principalmente, lucratividade. Mas, ainda que sejam muitas atividades, é possível passar por todos esses desafios e fazer seu negócio crescer.
Foi pensando nisso que resolvemos preparar este conteúdo. Nele, mostraremos algumas dicas para você acertar na gestão do seu pequeno negócio, levando-o para outro patamar em nível de geração de lucratividade. Continue lendo!
Quais são os principais desafios do pequeno empreendedor?
Antes de mostrar como administrar um pequeno negócio é interessante entender os principais desafios que recaem sobre um empreendedor que está iniciando o seu. Entre eles, nós podemos mencionar:
- dificuldade de encontrar apoio financeiro com bancos, instituições financeiras e investidores;
- excesso de burocracia desde o momento da constituição do negócio;
- carga tributária alta e complexa;
- dificuldade para alcançar e atrair novos clientes;
- gestão de colaboradores;
- implementação de novas ferramentas tecnológicas;
- negociação com fornecedores, entre outros.
Tendo em mente os desafios que mencionamos, veja abaixo as dicas que preparamos pra você.
Como administrar um pequeno negócio da forma correta?
Agora, mostraremos as principais dicas que você pode seguir para administrar um pequeno negócio de forma correta, para vencer os desafios que mencionamos anteriormente.
Tenha uma boa gestão financeira
A primeira ação que você deve adotar é ter uma boa gestão financeira. Ela é crucial para todo tipo de negócio, independentemente do setor ou porte do seu negócio. O foco dessa tarefa é fazer a adequada gestão dos recursos financeiros que entram na empresa diariamente.
Ter uma boa gestão financeira garante o desenvolvimento econômico da empresa, realização de novos investimentos que contribuirão para o crescimento da empresa.
Defina o seu planejamento estratégico, orçamentário e tributário
Outro ponto importante é desenvolver os planejamentos na sua empresa. Os principais são os estratégico, orçamentário e tributário. Discorreremos sobre cada um deles logo abaixo:
- Planejamento Estratégico: essa é uma ferramenta que tem como objetivo mapear os caminhos que a empresa deve seguir. Em outras palavras, é uma espécie de roteiro contendo todas as estratégias que a empresa seguirá ao longo da sua jornada;
- Planejamento Orçamentário: ele serve para demonstrar todos os gastos e recebimentos que a empresa terá durante um período, geralmente, de um ano;
- Planejamento Tributário: nesse caso, ele determinará o regime de tributação que a empresa será enquadrada, impactando diretamente no volume de tributos e obrigações tributárias que recaiam sobre a empresa.
Escolha bem a sua equipe
Escolher bem a equipe também faz parte dos desafios do empreendedor. Geralmente, uma pequena empresa tem apenas um funcionário. Logo, essa pessoa precisa ser muito bem escolhida, atendendo todas às demandas que o negócio precisa para crescer.
Portanto, não deixe de analisar bem vários currículos, fazer entrevistas e analisar com muita atenção o perfil de cada candidato antes de contratar um novo funcionário.
Delegue tarefas
Além de entender como contratar bons profissionais para atuarem em sua empresa, também é fundamental saber delegar tarefas. Não adianta realizar um processo de contratação robusto para escolher as melhores pessoas e, simplesmente, centralizar tudo.
Geralmente, quem inicia um negócio sozinho tem certa dificuldade em deixar de fazer algumas tarefas e passar para outras pessoas. Realmente, não é fácil. Mas, você precisa delegar atividades para ter mais tempo para se dedicar a outras atribuições, tais como: gestão de vendas, fornecedores etc.
Invista em marketing
O investimento em marketing também é outro ponto de extrema importância na gestão de um pequeno negócio. Não adianta você ter os melhores produtos se ninguém os conhecer. A boa notícia é que hoje são várias as ações de marketing que você pode realizar e algumas com baixo custo.
As redes sociais se tornaram um dos principais canais de marketing das pequenas empresas. Com pouco recurso é possível atingir um público extremamente segmentado, além de ser possível divulgar seus produtos ou serviços gratuitamente por meio de páginas com fotos e vídeos.
Invista em tecnologia
O investimento em tecnologia também é outro ponto que merece a sua atenção. Inclusive, o trabalho de marketing nas redes sociais que mencionamos anteriormente demandam de ferramentas tecnológicas. Mas, a importância delas não se limita a esse fator.
A tecnologia facilita muito o dia a dia dos empresários, principalmente dos que estão iniciando. A gestão financeira é feita predominantemente por meio de sistemas que atuam de forma integrada, eliminando uma série de trabalhos manuais que travam seus fluxos de trabalho.
Além disso, muitas ferramentas tecnológicas são essenciais para que a sua empresa possa cumprir com algumas obrigações tributárias acessórias.
Tenha controle total do seu estoque
Por fim, é muito importante ter um bom controle de estoque. O descontrole desse setor é um dos principais motivos de geração de prejuízos de uma empresa. Quem compra produtos desnecessários corre risco de não vendê-los e ficar com dinheiro parado.
Por outro lado, se você adquire produtos em quantidades menores, também corre risco de perder clientes por não conseguir atender às demandas deles. Portanto, é muito importante que você faça uma boa previsão de vendas, para que exista um equilíbrio nas compras e vendas em sua empresa.
Já as empresas prestadoras de serviço também devem se preocupar com a sua gestão de estoque. Isso porque, algumas delas precisarão adquirir alguns produtos, sejam eles para o uso no dia a dia ou para auxiliar na prestação de serviços.
Nesse caso, o controle é mais simplificado, mas precisa ser feito. É muito comum que os empreendedores negligenciem essa etapa e acabem tendo prejuízos consideráveis sem saber a fonte de desgaste dos seus recursos. Portanto, atente-se a isso.
Por fim, chegamos à conclusão que seguindo essas dicas você pode alcançar um altíssimo nível de gestão no seu pequeno negócio. Assim, abrirá caminhos para um crescimento sustentável e duradouro, garantindo a longevidade da empresa e a sua geração de lucros.
Gostou deste artigo? Que tal continuar lendo sobre o assunto? Então, confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos quais são os principais relatórios contábeis que a sua empresa precisa e a importância de cada um deles.