Entradas e saídas de recursos fazem parte do dia a dia de uma empresa. A analogia com uma pia ajuda a explicar esse fluxo: a torneira aberta simboliza a entrada de dinheiro, principalmente com as vendas, enquanto o ralo escoa o patrimônio, por meio de contas, impostos e salários, por exemplo.
Mas o que acontece quando essa torneira se fecha? Empresas no mundo inteiro estão passando por essa situação.
Se as pessoas não circulam nas ruas e retém os seus gastos diante de um futuro incerto, as empresas (especialmente as PMEs) sentem o impacto. Sem clientes, sem vendas e sem faturamento, a torneira se fecha — enquanto o ralo continua aberto.
Em cenários de crise, consultores costumam recomendar a criatividade para criar estratégias de atração e retenção de clientes, como já vimos bastante nos últimos anos no Brasil.
Porém, no cenário atual, você pode até tentar abrir mais a torneira — mas no máximo ela só vai gotejar, porque os clientes estão isolados e retraídos em suas casas por um prazo indefinido.
Por isso, muitas empresas estão olhando para o ralo: é hora de fazer a contenção de gastos para minimizar os danos e tentar equilibrar o caixa até a volta das atividades normais.
A seguir, você vai ver algumas dicas de como reduzir os gastos na área da contabilidade, para que a sua empresa possa atravessar esse período da melhor maneira. Acompanhe:
O que a sua empresa pode fazer para conter gastos na contabilidade?
Nesse momento, é preciso analisar as suas operações e mirar em áreas que permitam reduzir os gastos sem prejudicar o negócio no futuro. Embora seja hora de medidas duras, não perca de vista o planejamento do seu negócio. Confira a seguir as nossas orientações:
Legislação trabalhista
O governo brasileiro adotou medidas, principalmente com a Lei 13979/2020 e a MP 927/2020 (editada recentemente, como comentado por nós), que flexibilizaram algumas normas trabalhistas a fim de enfrentar o estado de calamidade pública. Entre elas, destacamos as principais ações que você pode tomar para reduzir gastos:
- Celebrar acordo individual escrito com empregado (preponderante sobre os demais instrumentos normativos, legais e negociais);
- Utilizar o teletrabalho (sem necessidade de pagar vale transporte);
- Antecipar feriados e férias individuais ou conceder férias coletivas;
- Utilizar banco de horas;
- Reduzir a jornada, com a correspondente redução de salário, mediante negociação coletiva com o sindicato profissional da categoria.
Além disso, a MP 927/2020 suspendeu a exigibilidade do recolhimento de FGTS referente a março, abril e maio de 2020, com vencimento em abril, maio e junho de 2020, respectivamente. A Circular nº 893 traz as orientações da Caixa para as empresas.
O foco do governo é garantir empregos e evitar uma onda de demissões que poderia agravar a crise. Outras medidas ainda podem ser adotadas nesse sentido.
Então, é importante que a sua empresa busque soluções de contenção de gastos aliadas à manutenção do quadro de funcionários, que precisam de segurança nessa situação e são essenciais para a continuidade do seu negócio.
Medida Provisória 936
A MP nº 936/2020, publicada na última quarta-feira (1º de abril de 2020), institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que aplica medidas trabalhistas visando enfrentar tanto o estado de calamidade pública nacional como a emergência de saúde pública.
Você pode acompanhá-la no Diário Oficial da União clicando aqui.
A Medida Provisória nº 936/2020 funciona como compensação emergencial, no intuito de proteger empregos e impactos sociais na possibilidade de:
- Redução da Jornada de Trabalho e Salário:
O empregador poderá reduzir o salário de seus empregados com cortes de 25%, 50% ou 70% por até 90 dias, desde que a jornada de trabalho seja reduzida na mesma proporção e que seja firmada através de acordo individual entre empregador e empregado.
Ressaltando que o valor do salário-hora de trabalho deve ser mantido.
A redução de 25% pode ser ajustada a todos os trabalhadores. Já as reduções de 50% e 70% poderá ser acordada com empregados que tenham salário igual ou inferior a R$ 3.135,00 ou portadores de diploma de nível superior com salário igual ou superior a R$ 12.202,12.
Durante o período da redução, o governo pagará o mesmo percentual reduzido, utilizando como base de cálculo o valor do seguro-desemprego a que o empregado teria direito.
- Suspensão temporária dos Contratos de Trabalho:
O empregador poderá acordar a suspensão temporária do contrato de trabalho de seus empregados pelo prazo máximo de 60 dias. Nota-se que este prazo poderá ser fracionado em até dois períodos de 30 dias, também acordados individualmente.
Os salários deixarão de ser pagos durante a suspensão dos contratos de trabalho, mas os benefícios concedidos aos empregados deverão ser mantidos. Assim, o empregado fica autorizado a recolher o INSS na qualidade de segurado facultativo.
Durante a suspensão do contrato de trabalho, o governo pagará valor de 100% do seguro-desemprego no caso de empresas com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões.
Acima da receita indicada, apenas 70% do seguro-desemprego será pago pelo governo, ficando a empresa responsável pelo pagamento de 30% do salário do empregado.
Recolhimento de impostos
O governo já adiou o pagamento da parcela do Simples Nacional referente aos tributos federais (Resolução CGSN 152/2020).
Os prazos referentes a ICMS e ISS, no entanto, estão mantidos. É provável que novas medidas sejam tomadas em relação aos tributos empresariais, de maneira que você possa reduzir ou postergar o recolhimento.
Negociação com fornecedores
Negociação é uma das principais ferramentas dos empresários na contenção de gastos. Você pode negociar com fornecedores e prestadores de serviços (frete e logística, por exemplo) para reduzir valores, parcelar pagamentos ou adiá-los para depois desse momento crítico.
Caso a negociação não seja possível, avalie a contratação de fornecedores alternativos.
Virtualização de processos
Além do trabalho remoto, já previsto nas medidas do governo, a sua empresa também pode adotar outras medidas de virtualização de processos.
Na área da contabilidade, uma das soluções para isso é a adoção da contabilidade online, que favorece a contenção de gastos, permite que você trabalhe remotamente e ainda otimiza as suas rotinas nessa área.
Entenda melhor como funciona e como podemos ajudar você.
O que é contabilidade online?
Os escritórios de contabilidade online cumprem e assumem as mesmas responsabilidades e obrigações legais que os escritórios de atendimento convencional.
A diferença está nas rotinas contábeis da empresa e o modo como são executados os serviços do contador: através de uma plataforma online, monitorada por uma equipe de contadores preparados e que ajudam sua empresa em qualquer demanda.
Assim, as empresas podem controlar todas as suas informações de imediato, sem tempo de espera e sem depender de terceiros para isso.
Como funciona a contabilidade online da Contabilivre?
Desenvolvemos a plataforma da Contabilivre no intuito de oferecer o melhor serviço de contabilidade online possível. É através do modelo online de contabilidade que atendemos todo serviço contábil e/ou fiscal com transparência, responsabilidade e compromisso.
Transparência, responsabilidade e compromisso
Diferentemente da contabilidade convencional, nossa plataforma armazena e divide (em abas pré-definidas) toda a informação contábil e todos os dados da empresa atendida.
Ou seja, você não precisa esperar que o contador lhe informe aquilo que está acontecendo com sua empresa, mas tem pronto acesso a todos os dados que precisa.
A aplicação da tecnologia para automação de processos e inteligência artificial significa contenção de gastos e, na contabilidade online, a Contabilivre garante preços mais competitivos para os clientes, principalmente neste momento.
Nosso modelo de cobrança parte de um Valor Fixo do Pacote Obrigatório de Serviços, que mantém sua empresa em dia com as obrigações legais. Você é quem acompanha o movimento da empresa, registra as notas fiscais, movimentações bancárias, fluxos de caixa, pagamentos etc.
Todos os demais serviços fora do pacote de obrigações legais são cobrados a parte, separadamente, sob sua necessidade e contratação.
Os clientes da Contabilivre recebem suporte personalizado: além de contar com um contador disponível online, recebem suas guias, folhas de pagamento e declarações todas dentro do prazo, tudo sem cobrança da 13ª mensalidade.
Por isso, não deixe de contar com a gente nesse momento inédito. Na Contabilivre você encontra praticidade, mobilidade, agilidade e controle de forma simples e online para sua empresa.