Abrir uma franquia é uma excelente oportunidade para quem quer abrir a própria empresa. Afinal, é um investimento mais seguro que começa do zero e oferece alto potencial de crescimento e de retorno financeiro. Além disso, há diversas opções cujo investimento inicial é baixo em comparação ao rendimento que oferece.
Mas, assim como ocorre em qualquer negócio, a contabilidade tem papel fundamental, pois permite entender como a empresa está posicionada no mercado e, ainda possibilita traçar um plano de desenvolvimento assertivo.
Se você também quer se tornar um franqueado, saiba que a contabilidade para franquia tem particularidades que devem ser conhecidas para ter sucesso no mercado. Por isso, preparamos este conteúdo completo explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!
O que é franquia?
Franquia ou franchising é uma opção de negócio para os empreendedores de primeira viagem ou para quem já conta com uma certa experiência, mas não abre mão de empreender com segurança. Isso porque é uma modalidade que consiste em permitir que outra pessoa utilize a marca e a tecnologia de uma empresa já consolidada no mercado.
Ou seja, é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos ou criou aquele modelo inicialmente.
Assim, o franqueado, isto é, aquele que compra os direitos de replicar o modelo, tem a certeza de investir seu dinheiro em um negócio que já deu certo, passou por desafios e deseja ampliar seu alcance.
Outro ponto interessante é o fato de oferecer um produto ou serviço que já foi testado e aprovado pelo público. Então, o empreendedor só precisa garantir uma boa qualidade do trabalho, capacitação dos funcionários e o controle de gastos.
Qual a importância da contabilidade para franquias?
Como comentamos anteriormente, a contabilidade é imprescindível tanto para a manutenção quanto para o crescimento de uma empresa. No caso da contabilidade para franquias, ela tem diferenciais bem específicos, pois apresenta responsabilidades definidas em contrato.
Além disso, também tem a obrigação do cumprimento das legislações fiscais, contábeis e societárias, visto que há uma marca a quem tem a obrigação de prestar contas sobre sua rentabilidade.
Então, por se tratar de um negócio que pertence a uma marca já estabelecida no mercado, a contabilidade para franquias é fundamental para manter uma gestão eficaz, assegurando um bom relacionamento e a transparência entre franqueado e franqueador, evitando prejuízos e erros passíveis de autuação fiscal.
Desse modo, podemos apontar os principais benefícios de uma franquia contar com uma boa assessoria contábil:
- auxilia nas tomadas de decisões, pois os relatórios disponibilizados pelos contadores fundamentam as deliberações da empresa;
- evita multas e prejuízos, visto que o planejamento tributário e fiscal impedem impactos negativos nas finanças;
- permite o acompanhamento de franqueados e investidores. Apesar de a franquia ter certa autonomia, não se trata de um negócio individual. Assim, todas as unidades influenciam na imagem das outras;
- possibilita a transparência entre franqueados e franqueadores;
- indica o progresso do negócio porque os indicadores gerados pela contabilidade permitem entender com clareza e certeza sobre o posicionamento do negócio no mercado.
Quais são os diferenciais da contabilidade para franquias?
É preciso esclarecer que a contabilidade para franquias pode ser feita de diversas formas. Isso ocorre porque uma franquia pode operar de formas diferentes. Ela pode ser a de uma tradicional rede de fast-food em uma praça de alimentação de um shopping, por exemplo.
Ou, ainda, de venda de artigos para presentes ou de prestação de serviços. Entretanto, o que todas têm em comum é o fato de que sua contabilidade deve cumprir o que está disposto no contrato entre franqueador e franqueado.
Além disso, é importante ressaltar que o franqueado deve prestar contas de sua rentabilidade e cumprir com todas as condições do contrato e da Lei de Franquias. Outro ponto importante é que há o pagamento de royalties e eles afetam o Imposto de Renda do franqueado.
Também é preciso fazer a atualização monetária do valor da franquia, que depende se ela foi feita por tempo determinado ou de forma definitiva. Por fim, é fundamental entender como será a participação dos lucros no negócio.
Então, as operações contábeis em um negócio tradicional já são bastante complexas. Quando se trata de franquias, elas têm ainda mais particularidades. Dessa maneira, é preciso contar com uma assessoria contábil experiente e com conhecimento desse ramo.
Como funciona a participação nos lucros?
Isso dependerá da forma como foi feita a concessão da franquia. Se foi por prazo determinado, o valor pago inicialmente deve ser contabilizado no Ativo Imobilizado, sofrendo depreciação durante o período de vigência da franquia.
Por outro lado, se a franquia foi concedida por prazo indeterminado, o grupo de Investimentos do Ativo Permanente contabiliza o faturamento mensal ou a participação nos lucros.
Então, a participação nos lucros do franqueador é considerada despesa pelo regime de competência, mesmo que os valores não sejam pagos de forma imediata.
Quais são as formas de contabilização de franquias?
Conforme já mencionado, a contabilização da franquia deve se submeter ao que foi estabelecido em contrato. Quando a aquisição da franquia é feita por tempo indeterminado se trata de uma compra definitiva. Desse modo, a compra deve constar como Investimento no Ativo Permanente e classificada como fundo de comércio.
Caso o pagamento tenha sido a prazo, deve ser contabilizada no passivo circulante ou exigível de longo prazo. Nesse caso, o vencimento deve ser no mínimo um ano depois do Balanço Patrimonial.
Se a finalidade for de extinção, fusão, liquidação, cisão ou incorporação no Balanço Patrimonial, o método utilizado deve ser o mesmo.
Portanto, optar por uma franquia é uma ótima oportunidade para abrir seu próprio negócio de forma segura e com alto potencial de crescimento e rentabilidade. Contudo, a contabilidade para franquias conta com diversos detalhes que a tornam um pouco mais complexa do que a de outros modelos de negócio. Por esse motivo, é imprescindível contar com uma assessoria especializada.
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