Ter um negócio no Brasil exige muito cuidado com a contabilidade. Independentemente do porte e das características da empresa , o erro nos processos pode levar a diversos problemas, como prejuízos e multas. Assim, a contabilidade para o ramo de Publicidade é um exemplo que exige atenção, tanto porque tem uma diversidade de profissionais, quanto porque atende a diferentes modelos de empresas.
Neste post, conheça os profissionais da área e confira os principais desafios da contabilidade para Publicidade e Propaganda. Veja também como a Contabilivre pode ajudar em cada detalhe. Boa leitura!
Quem são os profissionais de Publicidade e Propaganda?
A contabilidade para Publicidade e Propaganda é variada, porque conta com diversos profissionais e formas de atuação. Entre eles, estão as tradicionais agências, que podem atender desde pequenas lojas, com demandas esparsas, até grandes clientes multinacionais, que fecham contratos de alto valor.
Além disso, também existe um número expressivo de profissionais como microempreendedores. Segundo a Agência IBGE, em 2021, havia 13,2 milhões de MEIs no Brasil, sendo cerca de 50,2% atuantes no setor de serviços. Outro aspecto interessante é que a área de Informação e Comunicação correspondeu a 48,5% dos MEIs que trabalhavam em casa.
Já os dados estatísticos do Simples Nacional apontam diversos registros na área de Publicidade e Propaganda. Como exemplo, no estado de São Paulo, em 2024, existem 2.893 registros com o CNAE 7319004 (Consultoria em Publicidade) e 5.279 para o CNAE 7311400 (Agências de Publicidade).
Contabilidade para Publicidade: quais os desafios?
Diante de um mercado plural, tanto em categorias quanto em clientes, os diferentes profissionais lidam com cenários variados, quando se trata de contabilidade para Publicidade. A seguir, confira os desafios e como a contabilidade bem-feita afeta de forma diferente cada um deles.
Abertura da empresa
O processo de abertura de uma empresa na área de Publicidade e Propaganda varia conforme seus objetivos e modelo de negócio. Por exemplo, uma agência que começa com um tamanho maior e tem sócios tende a se enquadrar a partir da categoria ME, ou seja, passa por um processo mais exigente e que demanda mais documentos.
Além disso, se ela for levantar capital, também precisará de um bom plano de negócios, que envolve um segmento financeiro detalhado. Nesse caso, a contabilidade para Publicidade se torna necessária para fazer os devidos registros e enquadramentos.
Já para o profissional que vai atuar na área de forma independente, sem sócios, há um pouco mais de facilidade nessa abertura, podendo ser um empresário individual ou SLU. Porém, também é exigido ter o apoio de um contador desde o início. Assim, tem-se total segurança quanto às finanças e todas as obrigações contábeis e fiscais.
Precificação de serviços
Para quem está começando a prestar serviços, muitas dúvidas quanto a cobranças podem surgir. Afinal, deve-se fechar um valor fixo, cobrar por hora, ou escolher outra modalidade?
Nesse caso, ter um contador também é importante, pois o profissional poderá ajudar a definir a melhor forma de trabalho, afinal, quem é da contabilidade conhece os custos de atuação, os objetivos da sua empresa e a margem de lucro esperada.
Emissão de notas
A emissão de notas é outro desafio em que o serviço de contabilidade pode auxiliar a empresa. Isso porque, considerando o estado em que ela atua ou, ainda, a situação em que se enquadra, existem regras diferentes a seguir.
Assim, o contador é capaz de lançar uma nota corretamente, definindo os valores dos serviços, as deduções necessárias, descontos para o cliente, entre outros elementos que a compõem.
Dessa forma, na hora de declarar os impostos, é possível ter segurança de que o documento está correto, algo essencial tanto para sua empresa quanto para seu cliente.
Riscos de erros
Uma das razões para investir na contabilidade para Publicidade é o fato de reduzir riscos. Afinal, o contador atua com o pagamento correto de taxas, alvarás e guias, e previne situações como:
- atrasos na entrega de declarações;
- atraso ou falta de pagamentos;
- dados registrados de forma errada.
Tudo isso leva a uma situação irregular com a Receita Federal e pode causar problemas com o Direito trabalhista, no caso de a empresa ter um ou mais funcionários.
Desse modo, o contador é o responsável por evitar tudo isso, fazendo um acompanhamento contábil próximo, que mantém a empresa em situação regular e o empreendedor sem preocupações. Com isso, até mesmo a credibilidade da agência ou do profissional melhora, e é possível ter custos menores com a redução de impostos.
Declaração do imposto de renda
O medo de muita gente, a declaração do imposto de renda de uma agência de publicidade tende a ser bem detalhada, pois pode contar com receitas altas e diferentes fontes. Já para o MEI, sempre há a dúvida se ela é necessária ou não, dependendo de certos critérios e valores isentos, que, em serviços, é de 32%.
Assim, o contador auxilia nesse processo para que o empreendedor não perca o prazo e faça a declaração de forma correta, o que pode resultar até na restituição posteriormente.
Isso também é essencial para quem quer mais oportunidades para a empresa, já que uma declaração atualizada ajuda a concorrer em editais públicos e conseguir financiamentos, processos em que o contador também pode auxiliar.
Como a Contabilivre consegue ajudar?
A Contabilivre oferece diferentes planos de contabilidade para Publicidade, conforme a sua situação. Para o MEI, a nossa plataforma oferece um acompanhamento detalhado e simples de todo o faturamento e todo o apoio para quando mudar de categoria.
Já para empresas com outros portes e natureza jurídica, é possível aproveitar serviços como certificado digital, apoio por telefone, e-mail e WhatsApp, serviços de folha de pagamento, reunião com seu contador e muito mais.
Agências e profissionais de Publicidade e Propaganda lidam com vários clientes e precisam de um apoio contábil completo. Por isso, você pode contar com a Contabilivre para realizar todos os processos de contabilidade para Publicidade com segurança e de acordo com a lei. Assim, pode focar no trabalho publicitário, manter a credibilidade da empresa e até conquistar mais oportunidades com clientes PF e PJ.
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