O Dia das Mães é uma das principais épocas de vendas para o varejo. Nas semanas que antecedem a data, lojas dos mais diversos portes e segmentos aproveitam a busca por presentes para fazer promoções e atrair os consumidores. Esta é uma grande oportunidade para alavancar o faturamento no primeiro semestre. Porém, para que as vendas aconteçam com sucesso, você precisa fazer um bom planejamento, que inclui o controle de vendas e estoque.
Já pensou se o cliente vê a sua publicidade, mas não encontra o produto no seu e-commerce porque ele já está em falta? E se os seus itens perecíveis já tiverem passado da data de validade no momento da venda? O cliente se frustra e pode nunca mais voltar.
Por isso, trouxemos aqui algumas dicas para fazer o controle de vendas e estoque para uma data que tende a gerar grande movimentação na sua loja virtual. Acompanhe as nossas dicas:
Entenda o seu tipo de negócio
Antes de estabelecer a forma de controle de vendas e estoque, você precisa entender o seu negócio e os tipos de produto que comercializa.
O planejamento é muito diferente, por exemplo, entre uma loja que vende produtos perecíveis e outra que vende não perecíveis. Além disso, entenda também como o seu público se comporta, se costuma parcelar as compras ou prefere um desconto à vista, por exemplo. Essas questões impactam no inventário do estoque e nos cuidados com a gestão.
Faça uma projeção de vendas
Fora das datas sazonais, a previsibilidade das vendas é maior. Você consegue saber quais são os produtos que mais e menos vendem e com que frequência é preciso repor o estoque. Porém, em épocas como o Dia das Mães, a saída de mercadorias pode se acelerar e causar imprevistos caso não seja feito o controle de vendas e estoque.
Por isso, você precisa fazer uma projeção de vendas para saber quais produtos precisam de mais quantidade. Para isso, a gestão de estoque precisa estar de mãos dadas com o marketing, já que as ofertas e a divulgação tendem a aumentar as vendas de determinados itens.
Além disso, a projeção de vendas é importante também para comprar a quantidade certa. Produtos parados no estoque significam prejuízo para a sua loja, pois geram um custo de armazenamento, sofrem depreciação e comprometem o capital de giro.
Negocie com fornecedores
Depois de fazer uma projeção de vendas, você já sabe quais produtos devem ter mais saída. Portanto, você pode negociar com os fornecedores para garantir que eles possam entregar a quantidade que você precisa, dentro do prazo determinado. Como os pedidos podem ser maiores, você também ganha poder de barganha para negociar preço.
Lembre que, para o seu cliente ser bem atendido, você precisa de um fornecedor de confiança. Então, mantenha um bom relacionamento com ele para ganhar agilidade no fluxo de pedidos e garantir que não deixe você na mão, especialmente em datas de grande volume de vendas.
Controle o fluxo de caixa e o capital de giro
O controle do fluxo de caixa deve ser uma atividade rotineira para qualquer empresa, em qualquer época do ano. Porém, como as vendas se aceleram em datas sazonais, é preciso ter um cuidado maior com a entrada e saída de dinheiro para manter o controle de vendas e estoque, além do financeiro.
Ao fazer a projeção de vendas, por exemplo, você pode identificar que precisa repor o estoque de um produto em grande quantidade. Então, é preciso olhar o fluxo de caixa para saber se as compras não vão prejudicar o seu capital de giro e a sua saúde financeira.
Trabalhe com um software de controle de vendas e estoque
É possível registrar o fluxo de caixa e as entradas e saídas do estoque em uma planilha no Excel ou até mesmo no caderninho. Porém, investir em um programa de controle de vendas e estoque representa um grande passo para os pequenos negócios.
Com um software, é possível automatizar ações que trazem agilidade e eficiência para a gestão. Você pode, por exemplo, calcular com exatidão o lucro gerado pelas vendas no Dia das Mães, receber notificações sobre a necessidade de reposição do estoque ou gerar relatórios sobre a rotatividade de algum produto.
Registre os dados para o próximo ano
Você já sabe: o Dia das Mães acontece todos os anos. Portanto, tudo o que acontecer com o seu e-commerce neste ano pode servir de aprendizado para o futuro. Aí entra a importância de registrar todas as entradas e saídas, bem como os erros e acertos da gestão.
Assim, o controle de vendas e estoque será facilitado nas datas futuras, pois você vai conseguir prever melhor as vendas, o giro de produtos, as ações de marketing e a necessidade de reposição de cada item.
Uma data com grande potencial de gerar vendas e atrair clientes demanda um cuidado ainda maior com as finanças do seu negócio. Então, fazer um correto controle de vendas e estoque no Dia das Mães é essencial, pois garante os bons resultados do seu e-commerce.
Agora que você já viu as nossas dicas de estoque para o Dia das Mães, saiba mais sobre um elemento das suas finanças que também merece atenção nessa época: o capital de giro.