Quando o negócio vende e fatura muito, parece que tudo vai bem, não é? Porém, o empresário que conhece o seu negócio e controla bem suas contas, deve saber que vendas e faturamento não são sinônimos de lucro. E é aí que entra o Custo do Produto Vendido.
Olhar apenas para o dinheiro que entra pode trazer uma visão ilusória das finanças da empresa. Por isso, também é preciso analisar os custos antes de considerar que sua empresa é um grande sucesso. Entre esses custos, o Custo do Produto Vendido é um indicador muito importante para saber quanto você está lucrando.
Vamos, então, entender o que é o Custo do Produto Vendido, qual é a sua importância e como calculá-lo para controlar melhor suas finanças. Acompanhe para saber tudo:
O que é o Custo do Produto Vendido (CPV)?
Basicamente, o Custo do Produto Vendido inclui todos os gastos para produzir e armazenar um produto, até que ele seja vendido.
Quando um produto é vendido, o valor da transação é contabilizado no faturamento da sua loja. Porém, para saber qual o lucro dessa venda, é preciso descontar do preço final os gastos que você teve com a produção ou obtenção do item, e com seu armazenamento.
São esses gastos que o cálculo do Custo do Produto Vendido revela e, com isso, você consegue enxergar o seu lucro bruto, ou seja, a diferença entre o que você gastou e o que recebeu em uma transação.
É importante esclarecer que, ao descontar o Custo do Produto Vendido do preço de venda, você obtém o lucro bruto. Para conhecer o lucro líquido, é preciso descontar ainda outros valores, como aluguel e salários.
CPV, CMV ou CSV: qual a diferença entre eles?
Já falamos sobre o Custo do Produto Vendido. Mas também existem as siglas CMV e CSV, que têm conceitos parecidos. Qual é a diferença entre elas, então?
CMV significa Custo da Mercadoria Vendida. A diferença para o CPV, é que o CMV se refere especificamente aos produtos adquiridos pela empresa para revenda, como costuma acontecer no comércio. Ou seja, ele não considera os bens que foram produzidos pela própria empresa, como no Custo do Produto Vendido, mais usado na indústria.
Já a sigla CSV significa Custo do Serviço Vendido e se refere ao custo de um serviço prestado pela empresa.
Por que entender o Custo do Produto Vendido?
Como dissemos no início deste artigo, quem olha apenas para as vendas e o faturamento, pode se enganar com suas finanças. Se o empresário não identificar quanto o seu negócio paga para produzir os itens que serão vendidos, poderá lucrar menos do que gostaria.
Por isso, é essencial conhecer o Custo do Produto Vendido. Esse indicador ajuda a ter um controle financeiro correto, que mostre a realidade do negócio, e serve para fazer uma precificação adequada, conforme as metas de lucratividade da empresa.
Dessa forma, o empresário consegue avaliar se há gastos exagerados na produção ou aquisição dos produtos, se isso está impactando nos resultados da empresa e se é possível reduzir custos para aumentar lucros.
Também é necessário saber calcular o Custo do Produto Vendido porque esse indicador é uma informação contábil, que deve aparecer no Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) como despesa do período. Portanto, o CPV não serve apenas para fins gerenciais, mas também legais.
Como calcular o Custo do Produto Vendido?
Apesar das diferenças, o cálculo do CPV, do CMV e do CSV é muito parecido — apenas alguns detalhes variam, já que o tipo de venda é diferente.
Para você entender, vamos explicar primeiro o cálculo do CMV, que exige menos variáveis, para apurar os custos do mês. A fórmula é assim:
CMV = EI + C – EF
Sendo que:
- EI = Estoque Inicial;
- C = Compras;
- EF = Estoque Final.
Digamos que uma loja de roupas começou o mês com R$ 4 mil em estoque (EI). Ao longo do período, ela gastou mais R$ 2 mil em compras de produtos ©, finalizando o mês com R$ 3 mil em estoque (EF). Aplicando a fórmula, o Custo das Mercadorias Vendidas apurado nesse mês foi de R$ 3 mil.
Já no Custo do Produto Vendido, você deve considerar os gastos com produção, e não com compras. Portanto, a fórmula fica assim:
CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF
Sendo que:
- EI = Estoque Inicial;
- In = Insumos aplicados nos produtos vendidos (matéria-prima, embalagens etc.);
- MO = Mão de obra aplicada nos produtos vendidos;
- GGF = Gastos gerais de fabricação aplicada nos produtos vendidos (energia, depreciação etc.);
- EF = Estoque Final.
Para chegar a esses valores, a indústria terá mais trabalho que uma loja de comércio. Ela precisará criar uma ficha técnica que apresente tudo o que entra na fabricação do produto final, especificando quantidades. Quanto mais exato for esse número, mais controle a empresa terá da sua produção.
Por esses motivos, conhecer todos os custos envolvidos nas operações da sua empresa é essencial para o controle financeiro. Agora, enfim, você já entende o Custo do Produto Vendido — um indicador importante para organizar as finanças e calcular o lucro das vendas, assim como identificar as oportunidades de melhorar sua lucratividade.
Achou difícil fazer o cálculo do Custo do Produto Vendido? Por isso, é bom contar com a ajuda de um contador que dê mais segurança para a sua gestão. Conheça a Contabilivre, que tem uma equipe capacitada para ajudar você na contabilidade da sua empresa!