Manter as contas da empresa em dia não é nada fácil se você não tem planejamento, e nem auxílio. Clique nos ícones e veja as vantagens de:
• Organizar suas contas por datas
• Antecipar pagamentos e evitar juros
• Renegociar dívidas
• Ter ajuda de um contador
➤ Como manter as contas da empresa em dia
Quando abrimos uma empresa, o objetivo de todo mundo é crescer. Ninguém abre uma empresa pensando em falir, mas para que isso não aconteça é necessário prestar atenção nas finanças da empresa – principalmente nas contas do dia a dia.
Muitos empresários pecam na gestão por não prestarem atenção nas pequenas despesas, desde a conta do supermercado para suprir a copa, quanto à data de vencimento da conta de energia elétrica.
Essa displicência, que a princípio parece não ter importância, acaba virando uma bola neve quando os contas não fecham e os juros passam a comer todos os lucros.
Se você não que cair nessa cilada e manter sua empresa sempre em pé, confira as dicas abaixo e conte sempre com a ajuda da Contabilivre.
• Dica nº 1: Controle suas despesas por datas
A maior parte das empresas faz o controle das contas pela tradicional marcação de “Contas do mês”.
Essa forma de controle serve muito bem para aqueles que já são naturalmente organizados, e que saber que até tal dia do mês, tudo deve estar quitado.
Para aqueles que acabam se perdendo nas semanas e veem as contas vencerem, o melhor é separar tudo por datas.
Por exemplo, controle deve ser feito por:
✓ Despesas que devem ser pagas até dia 5;
✓ Despesas que devem ser pagas até dia 10;
✓ Despesas que devem ser pagas até dia 15 e assim por diante.
Tudo em pastas ou arquivos online separados, para que não haja nenhuma confusão. Inclua nessas despesas contas referentes ao imóvel, manutenção de recursos, pagamentos de salários e benefícios, e tudo o que a sua empresa precisa custear para existir.
• Dica nº2: Antecipe pagamentos e evite juros
Caso você seja adepto fiel das “Contas do Mês”, e está com problemas para manter as contas da empresa em dia, tente o pagamento antecipado das despesas.
Muitas das cobranças como o IPTU, por exemplo, oferecem descontos para quem paga o valor antecipadamente – assim como juros para quem paga atrasado.
Organize-se para, assim que chegarem as contas, já quitá-las por completo, sem procrastinar até o dia do vencimento (e perder o prazo!).
• Dica nº 3: Em caso de problemas, renegocie
OK, seu caso já chegou aos extremos e para manter as contas da empresa em dia com as dicas acima, você precisa resetar e começar do zero.
Então vamos a renegociação.
Isso é praxe para todo empresário que está com problemas, mas que não quer chegar ao ponto de decretar falência.
Se as contas desandaram de vez e o faturamento da empresa não dá conta de segurar a barra, vá até o banco, ou prestadora de serviço, e renegocie.
Abra o jogo com o credor e tente chegar ao melhor acordo para você. Não caia na primeira oferta de renegociação, pois ela sempre pode melhorar.
• Dica nº 4: Tenha sempre a ajuda de um contador
De todas as dicas que te passamos, essa, com certeza, é a principal. E não por que somos um escritório de contabilidade online, mas por que ter a ajuda de um contador para manter as contas da empresa em dia faz toda a diferença.
O conhecimento técnico do contador irá auxiliá-lo a tirar o melhor proveito das 3 dicas acima, principalmente da renegociação.
Sem contar que com a contabilidade online, tudo é feito de maneira muito mais rápida, e a consultoria muito mais assertiva.
➤ Quer conhecer mais vantagens da contabilidade online Contabilivre? Clique aqui!
Não deixe de manter as contas da empresa em dia! E não se esqueça: a Contabilivre está aqui para te ajudar nessa tarefa.