Você já deve ter ouvido falar que as vendas são o motor da empresa, o sangue que corre em suas veias. Sem vendas, nenhum negócio sobrevive. Mas, além de vender, o produto ou serviço vendido precisa atender a mais uma condição fundamental e universal para qualquer empresa: ter Margem de Contribuição (MC).
Sendo assim, é fundamental que você, como empreendedor, saiba calcular sua margem de contribuição de cada produto, considerando a volatilidade do mercado e a constante necessidade de manter todos os índices positivamente.
Ficou interessado? Continue lendo este artigo sobre o assunto e não tenha mais problemas com a gestão da sua margem de contribuição.
O que é a margem de contribuição?
A Margem de Contribuição é um indicador financeiro que mede qual a receita investida em um produto ou serviço para cobrir os custos da empresa e gerar lucro. Ela é calculada subtraindo os custos e despesas variáveis do preço de venda do produto ou serviço.
A fórmula de cálculo da Margem de Contribuição é sempre com base no valor unitário do produto ou do serviço e é muito simples:
MC = PLV – CV, onde PLV é o Preço Líquido de Venda e CV os Custos Variáveis
Em um exemplo, se tivermos um produto A com PLV igual a R$80 e CV de R$26, então teremos:
MC = R$80 – R$26 = R$54
Significa dizer que cada unidade vendida do produto A contribuirá para a empresa com R$54. Se forem vendidas 300 unidades em um determinado mês, a margem de contribuição total será de R$16.200.
Também costuma-se traduzir a MC para um valor percentual, que seria ela mesma dividida pelo Preço de Nota (PN). Imagine que, em nosso exemplo, o PN tenha sido de R$98:
%MC = R$54 ÷ R$98 = 55%
Assim, podemos concluir que, quando um produto tem margem de contribuição percentual alta, precisamos vender poucas unidades para atingir um determinado objetivo, enquanto outro produto com margem inferior deve ser vendido em quantidades bem maiores.
Produtos ou serviços de luxo normalmente têm margem de contribuição percentual alta, enquanto os mais populares têm uma margem bem mais apertada, fazendo com que os produtos de luxo sejam vendidos normalmente em quantidades muito menores do que os populares.
Qual a importância da margem de contribuição?
A Margem de Contribuição é extremamente importante para uma empresa por várias razões, todas relacionadas à gestão financeira e à tomada de decisões estratégicas. Para facilitar o entendimento, fizemos uma lista que ressalta os benefícios que ela gera para o negócio que vão além do lucro e do cálculo de custos. Veja a seguir!
Formação de preços
O primeiro e mais evidente benefício da margem de contribuição é facilitar a capacidade de precificar os produtos. Com ela, os gestores conseguem definir se será mais interessante vender um item ou serviço a partir de uma meta X de lucro.
Além disso, durante momentos de crise, reestruturação, lançamento de produtos ou necessidades de investimentos, a empresa pode atualizar as suas margens para acumular mais dinheiro para uma aquisição ou para aumentar sua capacidade de dinheiro em caixa. Isso é muito comum em marcas que fornecem serviços, como serviços de streaming e concessionárias de energia elétrica, por exemplo.
Análise do mix de produtos
Produtos com margens de contribuição mais altas são mais lucrativos, e a empresa pode decidir focar mais na promoção e venda desses produtos. Isso também ajuda a identificar quais são os menos lucrativos, que podem ser descontinuados ou reformulados.
Essa vantagem combina diretamente com o lançamento de produtos, como falamos no tópico anterior. Dessa forma, uma nova oferta pode substituir mais facilmente outra por meio de uma análise de margens que não comprometam a estrutura geral do negócio.
Planejamento e estratégias
Considerando variáveis como custo e lucro, os gestores podem decidir se devem ou não intervir nas ofertas que têm disponíveis. É possível, inclusive, verificar quais segmentos da empresa devem ser mais bem trabalhados nos próximos períodos e quais devem ter corte de orçamento.
O setor de marketing é um dos que é mais impactado com a adoção de estratégias baseadas na margem de contribuição. Afinal, boa parte do orçamento de comunicação em geral é definido com base no lucro da operação.
Controle de custos
Por fim, outra vantagem muito proeminente de uma boa margem de contribuição é a capacidade de controlar os custos que um setor ou produto está gerando para a empresa. Se um segmento do negócio está com um índice de gastos muito alto, mas não apresenta um retorno satisfatório, isso ficará facilmente visível para a gestão.
Por que contar com uma empresa de contabilidade?
Como você viu até aqui, a margem de contribuição influencia em todos os setores de um negócio, porque é dela que vêm os recursos necessários para a subsistência de uma empresa. Devido a essa importância, você deve contar com a ajuda de pessoas que possam trabalhar melhor diversos aspectos de custo relacionados a isso, como tributação e obrigações legais.
Empresas que vendem mais, geralmente, têm uma margem de lucro mais alta, mas isso também exige o pagamento de taxas e tributos que podem impedir que a margem de contribuição alcance o equilíbrio necessário para o negócio prosperar. Portanto, uma empresa de contabilidade ajudará você a saber quais passos dar antes de sofrer com surpresas desagradáveis do fisco.
Sendo assim, cabe dizer que a margem de contribuição é uma ferramenta que deve ser utilizada desde o primeiro dia de uma empresa. Com ela, os gestores podem estabelecer com mais clareza como uma organização vai operar, direcionando seus esforços àquilo que mais importa em um negócio: o lucro.
A Contabilivre tem à disposição um time de especialistas em crescimento empresarial, que pode ajudar você a lidar com todas essas questões sem dores de cabeça. Com uma gestão remota e facilitada, você pode focar apenas nas decisões, enquanto tudo é apresentado a você com os dados mais recentes do seu negócio.
Além disso, você terá o benefício de ter toda a gestão dos tributos centralizada em uma única plataforma digital, consultável a qualquer momento. Em caso de dúvidas, o nosso time também presta suporte por meio de vários canais, atendendo às suas necessidades prontamente.
Se você precisa de ajuda com a gestão contábil, conhecer a margem de contribuição da empresa e ainda facilitar a gestão do seu negócio, basta entrar em contato conosco. Nossos especialistas contábeis estão prontos para atendê-lo!