O marketing digital para MEI e ME pode ser a estratégia que a sua empresa precisa para alavancar as vendas. A estratégia consiste em um conjunto de ações de comunicação utilizando o digital com objetivo de alcançar clientes e gerar vendas.
As redes sociais são uma ótima oportunidade para Microempreendedores individuais e Microempresas divulgarem sua marca. O segredo é saber onde seu público se encontra e criar uma presença digital para que os consumidores tenham interesse no seu produto ou serviço.
E o melhor, você pode começar a fazer marketing no ambiente online sem gastar nada, apenas aprendendo e usando aplicativos e softwares gratuitos.
Mas se adaptar ao mundo digital pode ser um desafio no início. Por isso, a Contabilivre preparou um guia com dicas de como aplicar o marketing digital na sua empresa. Confira!
O que é marketing digital?
Imagine que você vende um determinado produto ou oferece um serviço, mas as pessoas nem sabem que ele existe ou para que serve. O dever do marketing digital é criar o desejo e a necessidade pelo o que a sua empresa comercializa por meio de canais digitais.
A estratégia é usada por diversas organizações, desde empresas de grande porte a MEIs e ME. Todo mundo pode usar dessa ferramenta para promover um produto ou serviço, dar credibilidade a marca e criar presença online, além de ser um é um ótimo meio para atrair consumidores.
Não sabe qual porte de empresa o seu negócio se enquadra? A Contabilivre pode te ajudar, fale com um de nossos especialistas!
Quais plataformas usar para fazer marketing digital para MEI e ME?
Como já dito aqui, existem diversas plataformas de marketing digital. Ferramentas de blogs, de e-mails marketing, de campanhas pagas e de redes sociais são exemplos da diversidade que a área abrange.
Então, como escolher qual plataforma para fazer marketing digital para MEI e ME? Para isso, você deve saber qual mídia o público que você tem interesse mais consome. As redes sociais são canais universais, ou seja, quase todo mundo está presente lá, por isso, começar levando sua microempresa para essas redes é uma boa opção.
Como usar o Instagram para fazer o marketing digital da minha empresa?
O Instagram começou como uma rede social de fotos, mas, com os anos, se tornou uma vitrine online, trazendo resultados positivos para empresas. Não à toa que, 90% das contas seguem uma empresa no Instagram.
A rede social tem a opção de criar um perfil comercial. O recurso permite informar o endereço comercial e adicionar botões para contato e “Saiba mais” com um link em seu perfil.
O Instagram ainda conta com ferramentas populares entre os usuários. Os Stories e enquetes são uma ótima forma de fazer com que os usuários interajam e conheçam mais sobre os produtos que oferece.
Um dono de restaurante, por exemplo, pode perguntar qual prato os clientes gostariam de ter na semana e aproveitar para divulgar o cardápio. Use e abuse de gifs, enquetes e Stories para interagir com o seu público diariamente.
O Feed também faz parte da estratégia e o conteúdo que será postado depende muito do ramo do seu negócio. Uma empresa de engenharia, por exemplo, pode fazer postagens que apresentem os serviços do seu negócio e expliquem assuntos da área. Gerando, assim, interesse do público em acompanhar.
A periodicidade também é muito importante, no feed, procure postar três vezes na semana. E não se esqueça de acompanhar os comentários e dúvidas para responder aos clientes.
Todo mundo usa o WhatsApp para se comunicar, não é mesmo? Por isso, o aplicativo é uma ótima ferramenta de marketing para MEIs e ME, isso porque por meio do canal é possível manter o contato de forma rápida e fácil com o cliente.
O aplicativo possui uma versão própria para negócios, o WhatsApp Business, que além de possuir todas as funcionalidades da versão original permite o empresário adicionar localização, horário de funcionamento e segmento comercial.
Os consumidores usam muito o aplicativo para marcar consultas médicas, saber mais informações sobre o serviço e tirar dúvidas. Uma forma de usar o WhatsApp é adicionar um botão em outras redes sociais que direcione o usuário ao app.
Você ainda pode criar ou participar de grupos de vendas para divulgar seus produtos e serviços. Essa estratégia é muito usada por negócios locais, já que esses grupos de WhatsApp costumam ter membros que moram no mesmo bairro ou regiões próximas, contendo um bom número de potenciais clientes.
O Brasil tem mais de dois milhões de usuários ativos. As chances de se conectar com pessoas interessadas naquilo que você oferece é alta. Por isso, a rede social é outra opção para sua empresa divulgar produtos e apresentar serviços.
A rede social é uma ótima plataforma para criar presença digital, despertar sensações e criar conexões que influenciam na decisão da compra. Além de divulgar, serve para o consumidor lembrar da sua empresa.
Algumas dicas para gerar engajamento no Facebook é a postagem de imagens com citações. Procure escolher frases motivacionais e impactantes de autores relacionados à área de atuação da sua empresa. Esse tipo de post tem um bom número de compartilhamentos.
É legal também criar postagens com dicas, sempre lembrando na questão de gerar valor para o consumidor. Além disso, não deixe de chamar o usuário para participar da postagem pedindo a opinião deles.
Quem nunca compartilhou memes nas redes sociais? Provavelmente, todo mundo! Os posts são campeões de interações e sempre geram muitos likes e compartilhamentos. Tente fazer a analogia dos seus serviços ou produtos com memes se fizer sentido para o seu público.
Outras ferramentas: Google Meu Negócio
Quer coisa melhor para os negócios do que alguém encontrar sua empresa no Google sem pagar nenhuma publicidade? O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite inserir informações sobre a sua empresa no buscador mais usado do mundo.
Com o recurso, o empreendedor pode adicionar informações do negócio e quando algum usuário digitar o nome da sua empresa no Google aparecerá endereço e contato da sua loja ou serviço.
Aplicativos e sites
As imagens e artes dos posts são elementos muito importantes para chamar atenção dos clientes. Aplicativos e sites podem ajudar até mesmo quem não entende muito de edição. Existem diversos softwares com modelos pré-prontos e intuitivos para fazer montagens e colagens com seus produtos ou serviços.
É claro que contratar profissionais da área para o serviço deixará tudo mais profissional, mas isso vai depender muito de quanto a sua empresa tem de orçamento para gastar com a área. O que nós queremos passar é ideia de que o marketing digital pode ser adaptado para a realidade de qualquer empresa.
Vale a pena investir em Marketing Digital para MEI e ME?
Como você pode notar, o marketing é fundamental para qualquer negócio, ainda mais para quem é MEI e ME, já que é possível começar a colocar em prática a estratégia por meios gratuitos e conseguir resultados com ela. Afinal, quem é visto é lembrado!
O marketing digital é um espaço para diversos profissionais aproveitarem as oportunidades e se destacarem no setor. Porém, é fundamental se capacitar e conhecer algumas ferramentas do meio.
Agora que você já sabe como alavancar suas vendas com a ajuda do marketing digital, aproveite para deixar as contas e obrigações fiscais da sua empresa em dia com a Contabilivre!