O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma das plataformas online mais importantes que os gestores precisam estar atentos em seu dia a dia. Isso porque ele é uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo unificar as obrigações das empresas como envio de dados dos colaboradores, comunicação de acidentes de trabalho, entre outros pontos.
Em 2022 a plataforma passou por mais uma mudança e os profissionais de RH e outras áreas correlatas que utilizam o eSocial precisam estar em alerta, pois houve muitas alterações na plataforma que podem alterar suas rotinas de trabalho.
Em razão disso, preparamos esse artigo exclusivo para te informar sobre as principais mudanças encontradas no novo eSocial. Confira a seguir!
A importância do eSocial
A criação do eSocial veio justamente para conseguir integrar uma série de entregas de obrigações da área trabalhista e contábil. Assim, a ideia é trazer maior praticidade para o dia a dia e reduzir a necessidade de comunicar as mesmas informações em plataformas diferentes. Com isso, há processos mais eficientes para os setores de Recursos Humanos e Contábil.
Algumas das informações que devem ser comunicadas por meio do eSocial são:
- registro de admissões e demissões;
- registro de folha de pagamento;
- formalizar mudanças de horário de trabalho dos colaboradores (por exemplo, quando um funcionário passa do horário diurno para o noturno);
- comunicação de aviso prévio;
- registro de reajustes salariais;
- recolhimento das contribuições patronais e previdenciárias;
- realização da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
- Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
A ideia do novo eSocial é, justamente, simplificar. Por isso, temos a predominância de processos mais flexíveis e modernização das ações. O eSocial novo está disponível para os mais diferentes regimes tributários, entre eles:
- Lucro Real;
- Lucro Presumido;
- Simples Nacional;
- MEI;
- Pequenos produtores rurais.
Mudanças do novo eSocial
Mas afinal, o que o novo eSocial traz de transformação para as rotinas de RH, medicina do trabalho, contabilidade e outras áreas? Separamos as principais informações a seguir, mas já adiantamos! As novidades são boas para o seu negócio.
Layout novo
A ideia do novo eSocial é simplificar o sistema como um todo. E isso passa, em primeiro lugar, por um novo layout. Agora não é preciso mais inserir uma série de informações que vinham de outros bancos de dados oficiais.
Com isso, você tem uma plataforma mais intuitiva, atrativa e que permitirá a realização das atividades no dia a dia com maior segurança e minimização de erros que podem acontecer no uso do sistema.
Outro ponto relacionado, também, é que teremos uma versão de aplicativo mobile, que pode auxiliar os profissionais que estão trabalhando de forma remota, potencializando a mobilidade dos responsáveis pelo preenchimento, trazendo maior comodidade para o dia a dia.
Flexibilização das regras
Mas não é apenas no layout que temos uma maior simplificação, sabia? Pois é, a nova era do eSocial permite facilitar etapas do processo de envio de informações. Por exemplo, temos mudanças nas regras de fechamento da folha de pagamento, que influencia algo que faz parte da sua rotina mensal.
Redução no número de eventos
Outro ponto importante do novo eSocial é ter, também, uma redução no número de eventos que obrigatoriamente devem ser comunicados para o Governo Federal.
A ideia, assim, é reduzir burocracias que existiam anteriormente e, também, evitar duplicidade de informações que circulam em mais de um evento. Ou seja, praticidade para o seu negócio.
Facilitação na prestação de informações
Ainda com o objetivo de reduzir as burocracias obrigatórias, o novo eSocial simplificado também proporciona uma maior facilidade na prestação de informações que são destinadas para cumprimento de obrigações fiscais.
Informações redundantes, por exemplo, são minimizadas. É o caso, por exemplo, do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e RAT (Risco Ambiental do Trabalho). Como as informações aqui já estão em outras bases de dados, não é preciso registrá-las novamente. Isso só deve ser informado quando há algum tipo de alteração importante ou, então, quando há uma demanda judicial para este fim.
Simplificação de determinadas declarações
De modo geral, todos os processos que puderam ser simplificados foram otimizados no novo eSocial. Por exemplo, para identificação do colaborador, você não precisa mais acrescentar o CPF e o NIS: apenas com o primeiro documento é possível acessar os dados dele. Também há facilidade para declaração de remunerações e pagamentos no dia a dia.
Outras informações também deixam de ser obrigatórias, como outros documentos (CTPS, RG, entre outros) e dados de localização do nascimento do colaborador.
As atualizações do novo eSocial já estão disponíveis!
Gostou dessas novidades? O novo eSocial tem uma série de questões importantes que vão ajudar você a ter rotinas mais simplificadas no preenchimento das informações que devem ser passadas para os órgãos governamentais. Ou seja, a ideia é, justamente, trazer maior comodidade para os responsáveis por essas funções na empresa.
Ele é a única versão disponível desde 23 de maio de 2022. Por isso, se você ainda não se adaptou às mudanças, calma! Com o tempo, verá que isso vai tornar sua rotina ainda melhor.
A nova versão do eSocial já está no ar. E, portanto, fique atento para o cronograma para este ano e evite sanções por atraso. Esperamos que este artigo tenha ajudado você nesta trajetória.
Para otimizar ainda mais as funções no seu setor de RH e, assim, conseguir melhores resultados, conte com uma empresa de contabilidade para ajudá-lo e ter mais tempo dedicado para o seu negócio. A Contabilivre ajuda na sua rotina fiscal, com atendimento personalizado e cuidados realizados por profissionais experientes e competentes.
Com isso, você consegue realizar suas atividades sem maiores contratempos, sem riscos de sofrer com sanções por problemas contábeis ao longo do tempo. Por isso, conte conosco para ajudar seu negócio a crescer com segurança. Gostou de saber mais sobre o eSocial? Então acompanhe, em nossas redes sociais, outras dicas importantes para o sucesso do seu negócio na área contábil. Siga nosso perfil no Facebook, Instagram e nosso canal no YouTube.