O que é bi

O que é BI? Saiba como a técnica pode ser útil para o seu negócio

Você sabe o que é BI? A sigla se refere à palavra em inglês Business Intelligence, que significa, em português, Inteligência de Negócios.

Quem está no mundo empresarial há um tempo, já percebeu que a competitividade aumentou e a velocidade que ocorre as mudanças também. 

A Inteligência de Negócios surgiu justamente para deixar o achismo de lado e auxiliar as empresas a tomarem melhores decisões nesse ambiente cercado por concorrentes. Afinal, qualquer prejuízo pode fazer a diferença nas contas da empresa

Mas se você está se perguntando: “como o Business Intelligence pode ajudar o meu negócio?”, confira o conteúdo que preparamos sobre o que é BI para entender como essa técnica opera na prática. 

O que é BI nas empresas?

Business Intelligence é um processo que envolve um conjunto de técnicas e conceitos que visa a coleta, organização, análise e monitoramento de dados de uma empresa para auxiliar na tomada de decisões do seu negócio. 

Por meio de uma estratégia é possível transformar os dados da sua empresa em um direcionamento para solucionar problemas ou sugerir melhorias nos processos da sua organização, por exemplo. 

Uma peça chave do BI é apresentar oportunidades do mercado para a empresa. No cenário atual de concorrência, esse fator é de extrema importância para as organizações.

Business Intelligence na prática

A informação é determinante para alcançar o sucesso e a saúde financeira do negócio. O Business Intelligence vai desde a coleta de dados, elaboração de relatórios e apresentação dessas informações. 

Existem três pilares que englobam o conceito de BI e precisam estar agrupados no processo. Confira quais são eles:

Estratégico 

Os indicadores estratégicos tem como foco deixar dinâmico o processo de análises. Assim, é possível transformar estratégias em objetivos que possam ser medidos e, posteriormente, acompanhados. 

As ferramentas usadas para essa etapa são mapas estratégicos e relatórios que permitem a análise de fatores variados de acordo com a atividade da empresa. Uma prestadora de serviço, por exemplo, pode investigar a margem de lucro do seu negócio, quantidade de clientes, índice de satisfação do cliente, entre outros. 

Análitico 

Outro pilar que constitui a estratégia de BI é o fundamento analítico. Nessa etapa, é detectada a origem do problema ou da oportunidade. Caso seja identificado que a margem de lucro da sua empresa caiu em relação ao ano passado, é nesse momento em que pode-se entender o porquê ocorreu tal comportamento. 

Operacional

O terceiro pilar do BI visa trazer a solução dos problemas. O lucro da empresa pode ter caído, por exemplo, porque um processo do seu negócio está lento demais e impediu a entrada de novos clientes.

Nesse momento, é hora de encontrar formas de resolver o problema, seja automatizando processos, dando autonomia aos colaboradores e por aí vai. 

Como implementar BI nas empresas?

Colegas de trabalho conversando em frente a janela do escritório
O que é BI? Olhar para os dados é uma tendência das empresas

O primeiro passo para colocar em prática o BI na sua empresa é coletar os dados das operações e transações. Isso engloba as tendências de mercado, processos operacionais e tecnológicos da empresa, entre outros.

É preciso também estruturar todas essas informações em um banco central para que seja possível extrair os dados de um mesmo local. Para identificar os padrões nos dados você deve contar com diversas ferramentas disponíveis online que auxiliam nesse processo. 

Visualizar os dados por meio de um painel de gestão é muito importante para conseguir exibir essas informações na forma de relatório e, posteriormente, compartilhar os dados detalhados para mais pessoas. 

Quer encontrar mais dicas para o seu negócio? Acesse o blog da Contabilivre!

Qual é a importância do BI?

Diversos segmentos do mercado utilizam as técnicas do BI, afinal, a estratégia permite que gestores tomem decisões com base em evidências e planejem o futuro da empresa de forma mais assertiva

Confira de forma mais detalhada a importância da Inteligência de Negócios: 

Tomada de decisões

A tomada de decisões baseada em dados, que podem ser visualizados por meio de relatórios e análises, é uma das principais vantagens em implementar o BI em sua empresa. 

A empresa deve contratar esse ano? E em relação a compras de novos monitores ou investimentos em uma nova oportunidade de negócio? Esses são os tipos de decisões que podem ser tomadas com base em dados ao invés do achismo. 

Otimização de tempo 

Suponhamos que você precise tomar uma decisão importante no seu negócio, ao invés de realizar diversas reuniões e tentar achar qual a melhor solução. Por meio de uma tela de celular ou computador é possível ver qual a melhor decisão sobre determinada questão em alguns segundos

Planejamento 

A Inteligência de Negócios acaba auxiliando no planejamento da sua empresa, uma vez que o acesso ao grande volume de dados disponíveis tem um importante aplicação na rotina corporativa

Com o BI, é possível saber quanto tempo um colaborador gasta fazendo as tarefas e, assim, entender como deve ser o planejamento de determinado time

Elaboração de perfis de clientes

As informações dos seus clientes também devem ser coletadas. Assim, as análises desses dados a partir das técnicas do BI podem auxiliar na elaboração de um perfil de cliente que tenha interesse em seus produtos e/ou serviços. 

Com esses padrões, sua empresa conseguirá se conectar com seu público, entender as dores dele e, consequentemente, entender como atender a demanda dos seus clientes. 

Exemplos de Business Intelligence para se inspirar

Diversos são os casos de sucesso que envolvem o uso de BI para tomada de decisões e melhora dos processos de um negócio. Entre os exemplos, podemos citar o lançamento do UNO versão 2011. 

Com o objetivo de lançar um carro com a “cara do consumidor”, a FIAT coletou informações sobre os seus seguidores nas redes sociais e realizou pesquisas de mercado. 

Depois disso, foi a vez do Business Intelligence analisar todos os dados levantados. Dessa forma, a empresa teve uma visão mais ampla sobre o seu mercado e consumidores. O que resultou no desenvolvimento de um carro que foi sucesso de vendas. 

Além disso, a Inteligência de Negócios pode atuar na melhoria de processos do seu negócio e na prevenção e resolução de problemas internos. 

O Business Intelligence pode ser útil até mesmo para dar um direcionamento nas atividades de uma empresa e controle sobre todos os documentos que são elaborados na sua gestão.

Interpretação e análise de dados e informações, velocidade na tomada de decisões estratégicas e foco na solução de problemas, o BI é uma ótima forma de implementar elementos tecnológicos nesse momento de transformação digital em que a sociedade atravessa.

Agora que você já sabe o que é BI, aproveite para colocar em prática as técnicas na rotina do seu negócio. 

botão para contato da contabilivre