Bens intangíveis

O que são bens intangíveis e qual sua importância no balanço

É fácil perceber que um móvel, um computador ou uma sala comercial têm valor. Afinal, eles são concretos, ou seja, podem ser vistos e tocados. Pela sua existência física, esses bens tangíveis entram naturalmente no cálculo do patrimônio de uma empresa. Porém, muitas empresas esquecem aqueles bens intangíveis, que não podem ser tocados, como a própria marca.

Por não serem palpáveis, muitas vezes eles não são mensurados ou não recebem o devido valor no balanço patrimonial, o que pode ser prejudicial para o negócio.

Neste post, então, você vai saber o que são bens intangíveis e qual é a sua importância, para nunca mais deixar passar esses importantes ativos da sua empresa. Confira:

O que são bens intangíveis?

Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.

Por exemplo, para usar um software de edição de imagens, como o Photoshop, uma agência de design precisa comprar os direitos de uso. Outro exemplo é uma startup que desenvolve internamente uma tecnologia inovadora. Tudo isso se transforma em bens intangíveis da empresa e agrega valor ao seu patrimônio.

Por outro lado, os bens tangíveis, também chamados de corpóreos ou materiais, são aqueles que existem fisicamente, como móveis, imóveis, veículos, dinheiro, estoque, entre outros, que também integram o patrimônio.

Tanto os bens tangíveis quanto os bens intangíveis são propriedades da empresa, têm valor econômico para ela e podem ser convertidos em dinheiro (negociados, transferidos, vendidos ou alugados).

Como os bens intangíveis entram no balanço patrimonial?

Bens intangíveis fazem parte do patrimônio de uma empresa, que abrange tudo o que ela tem (bens e direitos) e o que ela deve (obrigações).

Por isso, eles devem estar presentes no balanço patrimonial, que demonstra a situação contábil, financeira e econômica de um negócio em determinado período de tempo, geralmente sobre o intervalo de um ano.

Os bens intangíveis são classificados como ativos desde a promulgação da Lei nº 11.638/2007, que fez alterações na legislação sobre demonstrações financeiras. Eles passaram a integrar o grupo dos ativos não circulantes, que devem aparecer no balanço patrimonial. Mas eles só serão reconhecidos como tais quando:

A mensuração do valor do ativo for possível e confiável;

Os benefícios do ativo para a empresa forem comprováveis;

O ativo for separável do patrimônio da empresa, ou seja, puder ser negociado, transferido, vendido ou alugado.

O problema se encontra, porém, na mensuração de alguns bens intangíveis. É o caso das marcas: como saber o seu valor? Como medir a sua reputação? Esse é um dos desafios para a contabilidade, já que as marcas são cada vez mais relevantes na percepção de valor das empresas.

Qual a importância de incluir os bens intangíveis no balanço patrimonial?

Nenhuma empresa consegue sobreviver sem ter uma boa saúde financeira. Mas como saber se o seu negócio está saudável se você sequer tem um controle financeiro? É por isso que todo empreendedor precisa saber o que a sua empresa possui e o que deve.

O resultado disso é o balanço patrimonial, que apresenta um raio X da situação financeira do negócio. Além de fazer parte do controle, esse documento serve também para situações como estas:

Compra e venda da empresa;

Criação de franquias;

Entrada ou saída de sócios;

Dissolução da uma sociedade.

Só que, para todas essas situações, você precisa saber o real patrimônio da sua empresa. E isso vai muito além de contar quantos computadores e mesas o seu escritório possui. Então, os bens intangíveis tornam esse cálculo mais próximo da realidade, pois também são valiosos.

Em 1975, os ativos tangíveis representavam 83% do patrimônio de uma empresa. Ao longo dos anos, porém, esse percentual foi se reduzindo. Dessa forma, os ativos intangíveis chegaram, em 2015, a 87% do patrimônio de uma empresa.

O que isso significa? Que as empresas estão buscando seu diferencial nos bens intangíveis, além de contabilizá-los e protegê-los cada vez mais para aumentar o valor do seu patrimônio. E um dos elementos mais relevantes é a marca.

Além de ser protegida legalmente, a marca precisa zelar pela sua reputação junto aos seus públicos. Isso se transforma em uma vantagem competitiva e sustentável para as empresas, diante de um mercado tão saturado e concorrido. Assim, elas aumentam seu valor de mercado e alcançam melhores resultados.

Enfim, a demonstração contábil e financeira precisa contar com os bens intangíveis. Embora seja mais difícil de percebê-los e definir o seu valor, eles podem representar grande parte do patrimônio de uma empresa.

Por isso, é importante contar com um profissional de contabilidade capacitado para fazer o levantamento e avaliação dos bens, assim como contabilizá-los no balanço patrimonial.

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