Sem saber aonde a sua empresa quer chegar, é difícil alcançar o sucesso. Assim como em uma caminhada sem rumo certo, pode ser que você passe por belas ruas e paisagens, mas também pode acabar se perdendo e enfrentar dificuldades. Por isso, na gestão empresarial, a garantia de resultados depende do planejamento operacional, tático e estratégico.
Algumas empresas, porém, pensam apenas no planejamento estratégico, que foca no longo prazo. A grande questão é que as estratégias se tornam muito distantes se não há um planejamento mais detalhado, que especifique o que se deve fazer no curto prazo para alcançar os objetivos globais.
É nesse caminho até o objetivo final que se encontra o planejamento operacional. A seguir, então, você entenderá melhor o que é e como aplicá-lo na sua empresa:
Qual é a diferença entre planejamento operacional, tático e estratégico?
Como você já percebeu, para alcançar os objetivos maiores da empresa, não basta fazer um planejamento só para o longo prazo. Por isso, existem três níveis de planejamento que uma empresa precisa fazer para garantir o alcance dos resultados da estratégia. Confira agora quais são eles:
Planejamento estratégico
O foco é no longo prazo. Esse é o momento de fazer uma análise SWOT, construir Missão, Visão e Valores da empresa e, com base nisso, definir os objetivos estratégicos do negócio. Ainda não entra em muitos detalhes, já que o horizonte é mais distante.
Planejamento tático
Trabalha no médio prazo. Esse planejamento detalha os objetivos para cada área da empresa (finanças, produção, marketing, RH etc.), sempre de olho nos objetivos estratégicos. É a ponte entre o planejamento estratégico e operacional.
Planejamento operacional
É o planejamento detalhado para o curto prazo. Nesse momento, a empresa define os métodos, processos e sistemas para orientar as suas operações, de maneira condizente com os objetivos globais do negócio. Para isso, ela precisa definir os responsáveis, as tarefas, os cronogramas, os equipamentos e os recursos necessários.
É assim que o plano é colocado em prática ― caso contrário, a estratégia ficaria sempre no papel.
Como fazer um bom planejamento operacional?
Voltando à analogia do passeio sem rumo que demos no início do artigo: mesmo que você encontre lugares interessantes, pode ser que os custos ou o trajeto para percorrer esse caminho tenham sido muito maiores que o necessário.
Portanto, o planejamento operacional deve se preocupar em definir objetivos operacionais, mas também em como chegar até lá da maneira mais eficiente.
Para fazer isso, existe uma ferramenta bastante utilizada: o 5W2H. Trata-se de um método que busca responder as perguntas essenciais para desenvolver um plano:
O que (what)
Para responder a essa pergunta, defina o que será feito para atingir os objetivos operacionais do plano. Alguns exemplos do que pode ser feito: capacitação da equipe, implantação do sistema de gestão, desenvolvimento de um novo produto.
Por que (why)
Essa questão responde por que você vai fazer as ações definidas no “o que”. Por exemplo: você vai desenvolver um novo produto porque deseja ampliar o mercado de atuação da empresa. Definir o propósito do plano nesse momento é essencial para motivar os colaboradores, que entendem por que devem fazer aquilo.
Quem (Who)
Aqui, você deve definir quais são as áreas e quem são os colaboradores envolvidos nas operações, bem como os responsáveis pelas tarefas.
Quando (when)
Definir um prazo para alcançar os resultados é essencial para garantir a motivação dos envolvidos em realizar suas entregas. Mas, para isso, pense em prazos plausíveis de serem cumpridos.
Onde (where)
Aqui, pense onde as atividades serão desenvolvidas (podem ser na própria empresa ou remotas, por exemplo) e quais recursos e equipamentos serão necessários.
Como (how)
Esse é o momento de pensar nas tarefas que devem ser realizadas pelos colaboradores. Podem ser definidas em linhas gerais, como “contratação de empresa terceirizada” para realizar o treinamento da equipe, por exemplo.
Quanto (how much)
Enfim, é preciso estimar quanto o seu plano vai custar. Para definir um orçamento, você precisa passar pelas questões anteriores para saber os recursos, equipamentos e colaboradores necessários.
Não pense, porém, que um planejamento operacional é realizado e, depois, esquecido dentro da gaveta. Ele deve ser revisto a qualquer momento se alguma ideia não der certo ou não gerar os resultados esperados. A intenção é alcançar os objetivos operacionais dentro do prazo definido (que, em geral, é bastante curto). Por isso, os ajustes precisam ser ágeis e precisos.
Lembre-se de que não adianta formular seus planos sem pensar nos objetivos estratégicos da empresa. O planejamento operacional funciona como as etapas intermediárias para o seu negócio chegar aonde deseja daqui a alguns anos.
Pronto, você já sabe o que é planejamento operacional e já conhece o método para elaborá-lo. Agora, leia também sobre como fazer um plano de contas, que também é essencial para a sua empresa conseguir alcançar seus objetivos.