Porque sua empresa está patinando na busca pelo sucesso?

Muitas pessoas iniciam seus negócios sem nenhum planejamento financeiro. Às vezes basta conseguir um bom cliente ou ter uma ideia, e o negócio já nasce e começa funcionar.

 

Apesar de a iniciativa ser algo admirável e necessário para esse passo tão importante que é a abertura de um negócio, fazê-lo sem planejamento é quase igual a apostar em um cassino.

 

Hoje mesmo li a seguinte notícia no Valor Econômico:

 

“IBGE: 50% das empresas fecham as portas no Brasil após 4 anos.”

 

Ao ler o conteúdo da notícia, não precisei de muito esforço e raciocínio para entender que entre os pontos que fazem a maioria das empresas fecharem as portas, está a falta de conhecimento em finanças, conforme já adiantei na introdução deste guia.

 

Mas também tem o outro lado da moeda. Já vi aqueles (eu incluído) que ficam semanas, meses, até mesmo anos, planejando a abertura de um negócio, elaborando vários cálculos, análises, simulações e planilhas, mas nunca têm a iniciativa necessária para fazer o negócio sair do papel.

 

Passo 01

 

Nenhum dos dois tipos de pessoa terá vida muito fácil. O corajoso sem planejamento vai sempre se comportar como um apostador (e nós sabemos qual é o fim mais comum de quem só aposta), enquanto que o analista sênior top sentado atrás da cadeira talvez nunca dê o primeiro passo e passa a vida fazendo cálculos.

 

É claro que é preciso decisão, confiança, paixão pelo negócio, uma certa dose de audácia, mas sempre com inteligência e planejamento para não sair atirando totalmente no escuro.

 

Mas afinal, o que é planejamento financeiro?

 

Muito Simples: É o ato de colocar na ponta do lápis tudo o que você imagina que seu negócio vá gerar de receitas (vendas) e despesas. Eu disse TUDO!

 

É neste momento que o empresário deve pesquisar os percentuais de impostos a que sua atividade estará sujeita, quanto se pratica em pagamento de comissões no seu ramo, fretes, seguros, o custo médio de um empregado, a quantidade de recursos necessários para se atingir o nível de vendas desejado e assim por diante.

 

E, por experiência própria, o mais importante na elaboração do planejamento financeiro não é a habilidade com cálculos ou a exatidão dos números, mas sim ser honesto consigo mesmo e procurar estar o mais próximo da realidade possível.

 

Então tudo deve ser colocado em um papel ou planilha eletrônica, permitindo que se possa fazer uma estimativa sobre a viabilidade financeira do negócio antes mesmo de seu lançamento. Essa ferramenta é o que permite identificar se seu produto ou serviço geram valor agregado, resultando consequentemente em lucro para você.

 

Antes do lançamento ou abertura de um negócio, chamamos esta ferramenta de planejamento financeiro, mas durante a operação das atividades, ela ganha outro nome, apesar de ser quase a mesma coisa. Este nome é – Orçamento.

 

As empresas elaboram seus orçamentos normalmente alguns meses antes do início do ano seguinte. É durante este processo que se define o quanto a empresa quer crescer, quais produtos ou serviços irá melhorar, que custos irá incluir ou reduzir, quais os preços que irá reajustar, entre outras medidas.

 

Eu disse que normalmente a frequência é anual, mas pode ser semestral, trimestral ou até mesmo mensal. O ponto básico sempre será a antecedência.

 

Isso não quer dizer que a empresa terá o seu desempenho exatamente igual ao orçado como num passe de mágica (nenhuma empresa consegue isso). A função do orçamento é atuar como um mapa orientando a direção que a empresa deve seguir. Como já disse antes neste guia, é muito melhor chegar a algum lugar com a ajuda de um mapa do que sem.

 

Você acha que alguns fechamentos de empresas poderiam ser evitados somente pela adoção de uma rotina de orçamentos? Você conhece alguém que iniciou um negócio sem o mínimo planejamento financeiro e acabou passando por alguma dificuldade?

 

Contabilivre, simples e online.