Quando falamos em como lançar uma marca, vamos muito além da criação de um CNPJ. Mas você sabe quais são os verdadeiros impactos disso?
Definitivamente, não é uma tarefa impossível, mas com certeza exige esforço, atenção e compromisso do empreendedor e acima de tudo, organização.
Dessa forma, desenvolvemos um artigo com os passos selecionados e aprimorados de como lançar uma marca do zero e vencer os desafios de início de projeto. Confira!
O que faz uma marca ser forte?
Nesse caso, não basta só criar o CNPJ, é preciso considerar várias características vitais como diferenciais competitivos, potencial de mercado e valor dos produtos ou serviços.
Além disso, um ponto que conta demais é a credibilidade empresarial. Por exemplo, se você cria uma marca, mas não conta com as principais exigências tributárias e legais, fatalmente não terá base para crescer e evoluir.
Finalmente, as estratégias de lançamento, o esforço e o compromisso com as ações convergem para que você crie uma marca imbatível e conquiste liderança de mercado em pouco tempo.
Quais os principais passos de como lançar uma marca?
Todos esses pontos iniciais compartilhados no tópico anterior formam o mindset fundamental para a criação de uma marca forte. Veja agora, os principais pontos de atenção para criação da marca desde o zero.
1. Faça um planejamento completo
O primeiro passo é o mais importante. É, com certeza, pensar no que você quer fazer. Não adianta ter ideias de pouca força e muito menos não organizá-las. Entenda que até um projeto fraco com um empreendedor comprometido e organizado pode evoluir, no entanto, um projeto forte sem um empreendedor responsável por trás, não subsiste.
Em um planejamento, você leva ao papel a sua ideia, organiza os passos, cria um cronograma de ação e levanta os recursos disponíveis para começar.
Outro aspecto fundamental do planejamento é considerar a previsibilidade de acontecimentos. Situações inesperadas podem acontecer e dificultar o andamento do projeto. Por isso, é fundamental que o plano conte com tudo que for necessário para começar o negócio. Pense:
● no nicho de mercado ideal;
● na definição do produto ou serviço a ser oferecido;
● nos diferenciais competitivos;
● nos meios de disponibilização para clientes;
● na legalização do negócio;
● no orçamento total.
2. Identifique o seu público-alvo
Aqui vai outro passo crucial: o alvo dos seus serviços ou produtos. Clientes de alto poder aquisitivo são mais escassos e permitem ticket médio alto, no entanto, geram maior esforço de venda. Já perfis de baixo poder aquisitivo são encontrados em grande escala e geram menor esforço de venda, porém, com produtos de ticket médio baixo.
Você verá, à frente, que é necessário balancear essas informações para encontrar a melhor configuração para o seu projeto. Mais especificamente em relação ao público, o ideal é que você assuma a estratégia de definição de persona que é muito mais detalhada que o público-alvo.
Enquanto o público-alvo é muito mais genérico contendo informações gerais da pessoa como faixa etária, sexo e classe social, uma persona vai além, definindo interesses sociais, cargo mais comum e até informações sobre família e um nome fictício.
3. Estabeleça os melhores canais de atendimento
A partir da definição da persona, você consegue, por exemplo, identificar se ela é mais propensa a acessar o LinkedIn ou Instagram e focar todas as suas estratégias nessas redes sociais.
Da mesma forma, um perfil que prefere o Telegram é com certeza diverso de quem prioriza o WhatsApp. Aqui, não queremos dizer que um é melhor que o outro. Quem definirá isso para você será o seu cliente.
4. Faça um balanceamento dos objetivos com o investimento
Definidos esses pontos, você precisa balancear o retorno do projeto. Uma ideia maravilhosa para você, não necessariamente significa ser assim também para o público.
Dessa forma, é preciso que você mensure o potencial do investimento e descubra o quanto ele pode retornar para você. Para ter certeza em relação a isso, é preciso:
● estudar o mercado e suas estatísticas;
● conhecer potenciais concorrentes e descobrir seus resultados;
● quantificar o valor investido e o provável retorno para atestar a viabilidade do projeto.
5. Faça uma legalização perfeita
Como falamos, todos os passos são vitais, e o processo de legalização não foge disso. Como criar uma marca forte se ela não tem possibilidade de emitir notas fiscais, por exemplo? Ou se ainda, o enquadramento tributário gera uma carga muito alta para a lucratividade do negócio?
Para responder a essas perguntas com excelência, só um serviço de contabilidade. Não tem saída! Ou então é necessário você estudar a área e perder tempo com outras situações importantes como a rentabilidade do projeto.
6. Invista em Marketing
Uma marca forte também precisa, necessariamente, ser visível, atrativa e envolvente. Tudo não avança se não há público interessado em interagir com a marca antes de comprar. Isso envolve:
● precisão nas estratégias de alcance;
● logomarca inteligente e interessante;
● marketing digital, dentre outras práticas.
Por que a Contabilivre é a sua melhor parceira para lançar uma marca?
A Contabilivre é uma empresa especializada em serviços contábeis. Com garantia de qualidade e precisão nas contas, o objetivo da marca é ter clientes totalmente livres para desenvolver estratégias de negócios poderosas.
Após um boom de tecnologia, responsabilidade e inteligência administrativa, podemos ter o orgulho de dizer que somos uma marca extremamente forte e competente para assumir a contabilidade de sua empresa. É possível tanto abrir um novo CNPJ como trocar o seu serviço de contabilidade em passos simples e rápidos:
- faça o seu cadastro no site, informando seu dados e as principais informações da empresa;
- conte com apoio especializado para escolher o melhor formato tributário;
- preparamos toda a documentação para que sejam protocoladas nos órgãos responsáveis;
- aguarde a finalização do processo e comece a faturar.
Por fim, a Contabilivre vai além dos serviços contábeis para fornecer importantes funções de negócios, nós possuímos um time de especialistas com uma cultura de inovação e agilidade, que buscam oferecer soluções sempre de maneira rápida e efetiva para que você possa se concentrar no seu negócio sem medo de deixar de cumprir suas obrigações fiscais. Agora, que você tem uma boa base de como lançar uma marca, lembre-se de que é fundamental adaptar e gerar sua própria documentação de criação.
Neste artigo, você aprendeu os passos básicos para o sucesso de uma ideia. A próxima etapa é começar e manter seu negócio funcionando. E agora que você já sabe como lançar uma marca e qual é o caminho, faça o seu sonho acontecer com a Contabilivre.