Você, como consumidor, provavelmente adora aproveitar uma boa promoção, não é? Ofertas e descontos são sempre atrativos! E, para as lojas, é a oportunidade de aumentar as vendas e liberar o estoque em períodos pouco movimentados. Mas, é importante ficar atento a um problema: site fora do ar.
Essas coisas costumam acontecer em datas comerciais como o Dia das Mães, a Black Friday e, mais recentemente, o Dia do Consumidor. Esta data tem se destacado no calendário do varejo nos últimos anos — e a sua empresa também pode aproveitá-la!
Porém, como as vendas tendem a superar a média neste período, você precisa ter alguns cuidados para manter o bom atendimento ao cliente. E um dos principais problemas que acontecem é o site fora do ar, que pode prejudicar muito as vendas.
Então, se você quer aproveitar para vender mais na Semana do Consumidor, veja agora como evitar esse problema e não perder nenhum cliente. Confira:
O que é a Semana do Consumidor?
O Dia do Consumidor acontece no dia 15 de março para lembrar os direitos dos consumidores. Porém, no Brasil, os varejistas também aproveitam a época para lançar descontos expressivos e atrair clientes, em um movimento iniciado pela Buscapé Company em 2014.
Desde então, a data já virou uma semana inteira de ofertas, que cresce ano a ano. Um estudo do Google mostrou que o cenário do Dia do Consumidor em 2018 é muito parecido com o da Black Friday em 2015, quando esta data ganhou relevância no Brasil. Entre os pesquisados, 81% afirmou que pretende comprar no Dia do Consumidor neste ano.
Portanto, esta é uma grande oportunidade para a sua empresa alavancar as vendas e colocar as finanças em dia no primeiro trimestre.
Site fora do ar na Semana do Consumidor 2018: como evitar esse problema
O Dia do Consumidor foi criado pelo varejo online e tem mais força no e-commerce (embora as lojas físicas também lancem ofertas). Por isso, o sucesso das vendas neste período está muito ligado à experiência oferecida aos consumidores dentro do site ou loja virtual.
É por isso que um site fora do ar pode representar o fracasso das vendas. Se o consumidor se depara com uma tela de erro, já se frustra com a sua empresa, desiste da compra e talvez nunca mais volte.
Portanto, nós vamos dar três dicas essenciais para manter a estabilidade do site nos dias de maior movimento:
1. Escolha uma boa hospedagem
Uma boa hospedagem deve ser capaz de processar o volume de dados que o seu site demandar. Por isso, faça uma projeção de quantos acessos você deve receber no período e analise a capacidade da hospedagem com que você já trabalha ou pretende contratar.
2. Proteja-se contra ataques
Um site fora do ar também pode ser causado por invasões de hackers. Portanto, invista em segurança para evitar que o seu site caia e que os seus clientes tenham dados pessoais e de pagamento roubados.
3. Teste o site antes do período de movimento
Um erro de programação também pode deixar o site fora do ar. Assim, o cliente não consegue acessar algumas páginas ou finalizar a sua compra, e as vendas são perdidas. Portanto, faça vários testes e simule o processo de compra antes do período de maior movimento.
Outros cuidados para ter sucesso na Semana do Consumidor
Cuidar para que não tenha problema com o site fora do ar é apenas uma das atitudes para ter sucesso na Semana do Consumidor. Você também precisa ter alguns outros cuidados para que tudo dê certo:
Organize o fluxo de caixa
O fluxo de caixa merece atenção neste período de bastante movimento. Você precisa mantê-lo organizado para registrar todas as saídas (para abastecer o estoque, por exemplo) e entradas de capital (com as vendas) e conseguir manter o controle.
Além disso, o fluxo de caixa também ajuda a determinar os possíveis descontos e ofertas, sem que eles prejudiquem as operações da empresa.
Revise o estoque da sua loja
De nada adianta conseguir manter o site estável se você não tiver mais produtos para oferecer. Por isso, faça uma estimativa de demanda para a data e analise se o seu estoque é suficiente para atendê-la. Assim, você não vai frustrar nenhum cliente por não ter mais disponibilidade.
Prepare a sua equipe
O Dia do Consumidor serve para alavancar as vendas no período, mas também fidelizar os clientes, para que eles voltem depois. Por isso, a experiência de compra e de atendimento deve ser primorosa, desde o primeiro contato até a entrega do produto. Então, sua equipe precisa estar preparada para atender com agilidade, eficiência e cordialidade.
O Dia do Consumidor ainda está crescendo no Brasil. Em 2018, a data tende a ganhar relevância, e as pequenas empresas que perceberem isso vão sair na frente dos concorrentes. Então, aproveite para vender mais e destacar a sua loja nesse período!
E você, já está se organizando para o Dia do Consumidor? Como a sua empresa costuma se programar para as datas comerciais? Deixe um comentário com as suas sugestões!