Contratar uma consultoria empresarial é uma das melhores soluções para superar os desafios da gestão. Afinal, um gestor precisa entender sobre diferentes áreas de conhecimento ― marketing, finanças, recursos humanos, logística etc. ―, mas nem sempre é possível controlar todos os processos que elas envolvem dentro de uma empresa.
Então, um consultor traz para a gestão o conhecimento específico sobre essas áreas para melhorar o desempenho do negócio. Para isso, existem diferentes tipos de consultoria empresarial, orientados para cada setor, com o objetivo de otimizar os processos.
Se você tem interesse em contratar uma consultoria empresarial, entenda agora como ela funciona e quais tipos você pode contratar:
Como funciona uma consultoria empresarial?
Uma empresa funciona como um grande mecanismo, cujas peças precisam estar alinhadas para funcionarem bem. Se uma das peças ― ou áreas da empresa ― apresenta algum problema, prejudica o desempenho de toda a estrutura.
A consultoria empresarial, então, atua para analisar a situação do negócio, identificar problemas e oportunidades e propor as melhorias para otimizar o funcionamento desse mecanismo. Dessa forma, a empresa consegue realinhar suas estratégias e operações para alcançar o sucesso.
Em geral, a consultoria empresarial trabalha com as seguintes etapas:
- Diagnóstico (levantamento de dados, análise de processos, análise SWOT);
- Plano de ação (definição de ações, prazos e responsáveis, metodologia 5W2H e PDCA);
- Implementação (execução das ações com apoio dos gestores);
- Acompanhamento (monitoramento dos resultados, reuniões, revisões, readequações);
- Conclusão (mensuração dos resultados e finalização do contrato).
Nesse processo, a consultoria funciona como um aconselhamento aos gestores, que confiam no conhecimento do consultor. Em geral, esse profissional possui larga experiência no mercado e formação completa na área, além de cases de sucesso que corroboram sua atuação na consultoria de empresas.
Porém, não são todos os casos que envolvem a consultoria na execução das estratégias. Muitas vezes, o papel do consultor é apenas direcionar a organização e deixar a tomada de decisões e a aplicação das propostas nas mãos da empresa. Portanto, a consultoria pode ser um projeto temporário, para que a empresa caminhe por conta própria no futuro.
6 tipos de consultoria empresarial para melhorar o seu negócio
A consultoria empresarial pode atuar nas diferentes áreas do negócio. Vamos ver agora os 6 principais tipos que você pode contratar:
1. Consultoria de gestão empresarial
Primeiramente, uma consultoria pode auxiliar na gestão empresarial como um todo. Nesse processo, o consultor deve investigar os métodos de gestão e apontar soluções para os gestores. Não é focada em uma área da empresa, mas a consultoria pode identificar problemas em um setor e indicar um trabalho específico para ele.
2. Consultoria financeira
Gestão financeira é crucial para a sobrevivência do negócio, mas é uma das áreas que mais apresenta dificuldades. Nesse caso, o consultor identifica as falhas e aponta melhorias no planejamento financeiro, registros de fluxo de caixa, demonstrações de resultados (DRE) e métodos de controle financeiro. Assim, a organização das finanças viabiliza o sucesso do negócio.
3. Consultoria de marketing
Esse tipo de consultoria empresarial envolve uma profunda análise de mercado, para entender o cenário em que a empresa atua, e um estudo sobre a situação atual do negócio. Assim, o consultor pode definir as estratégias mais adequadas de posicionamento, definição de preços, portfólio de produtos, merchandising, comunicação, canais de vendas, entre outros pontos que destaquem a empresa diante do público e dos concorrentes.
4. Consultoria de recursos humanos
Uma consultoria empresarial focada em recursos humanos gera ganhos de produtividade. O consultor propõe melhorias que impactam no ambiente de trabalho, na satisfação dos colaboradores, na contratação e na retenção de talentos. Assim, a empresa tende a contar com funcionários motivados e alinhados à cultura organizacional, o que traz muito mais resultados.
5. Consultoria de vendas
A intenção de uma consultoria de vendas é aumentar o volume de conversões, o ticket médio, a produtividade dos vendedores e, assim, alavancar a área comercial da empresa. Para isso, o consultor pode auxiliar a contratar os melhores talentos, definir os processos de vendas, treinar os profissionais para melhorar seu desempenho e criar estratégias de motivação para eles.
6. Consultoria logística
A consultoria logística mostra como uma empresa pode administrar melhor suas atividades de compras, estoque e distribuição de produtos. Isso é essencial para reduzir custos, aumentar a qualidade dos processos e melhorar a eficiência operacional do negócio.
Então, em qual desses setores você acha que a sua empresa precisaria de uma consultoria empresarial? Essa pode ser a oportunidade de corrigir os problemas e gargalos da empresa que estão afetando a sua rentabilidade.
Porém, você não precisa esperar que alguma área apresente falhas para contratar um consultor. Muitas vezes, as empresas bem sucedidas são as que colhem os mais preparadas, já que têm uma melhor estrutura para absorver transformações.
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